Cariocas voltam a ter três integrantes no G5 do Brasileirão após 12 anos

Taça do Campeonato Brasileiro (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Donos de 17 títulos de Campeonato Brasileiro, os clubes cariocas viveram épocas de bastante inconstância neste século. Assim, o resultado atual, com 25% de competição disputada, chama a atenção. Afinal, três dos grandes ocupam as cinco primeiras posições até a paralisação para a Data-Fifa, com o Botafogo na liderança, o Flamengo em terceiro e o Fluminense em quinto. Isso não acontecia há 12 anos, quando Vasco, Flamengo e Fluminense fizeram ótimas campanhas e orgulharam seus torcedores.

O único que destoa do grupo é o Cruz-Maltino. Sem vencer há nove rodadas, o time de Maurício Barbieri é o penúltimo na tabela. Aliás, o Vasco é o que menos contribuiu para o sucesso dos cariocas neste período, com três rebaixamentos e um total de quatro anos na Série B. No entanto, em 2011, vivia ótima fase, com o título da Copa do Brasil. Com isso, manteve o embalo e foi vice-campeão brasileiro. A equipe contava com nomes de destaque como Fernando Prass, Fagner, Dedé. Felipe, Juninho e Diego Souza.

Logo atrás, tricolores e rubro-negros também mandaram bem e se garantiram na Libertadores. Na ocasião, o Flamengo se apoiava na qualidade de Léo Moura, Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Deivid. Enquanto isso, o Fluminense dependia de Mariano, Gum, Conca e Fred. De 2011 a 2023, apenas em seis anos os quatro grandes do Rio estiveram juntos na elite do Brasileirão.

Melhores cariocas no Brasileirão-2011

2º Vasco – 69 pontos
3º Fluminense – 63 pontos
 Flamengo – 61 pontos

Desta vez, o Botafogo é o grande destaque. Líder isolado, o time de Luís Castro só perdeu dois jogos até aqui – ambos fora de casa. O investimento da SAF, liderada por John Textor, é decisivo para o momento. Além disso, o artilheiro do Brasileirão também é alvinegro. Tiquinho Soares fez oito gols e sobra na turma. Já o Rubro-Negro começou mal, mas já não perde há dez jogos e engrenou com o técnico Jorge Sampaoli. Nas duas últimas rodadas, foram sete gols sobre Vasco (4 a 1) e Grêmio (3 a 0). E o Tricolor, de Fernando Diniz, vive fase irregular, mas, pela competição, vem de uma vitória e um empate até a parada para a Data-Fifa.

A expectativa no retorno das atividades é a de que o trio consiga manter a boa fase. Com o futebol mostrado, Botafogo, Flamengo e Fluminense despontam como favoritos para vagas na Libertadores (até o G6). Por sua vez, o Vasco precisa melhorar e vai depender da janela de transferências para reforçar e reequilibrar o elenco. A partir do dia 3 de julho, os clubes brasileiros poderão inscrever novos jogadores.

Melhores cariocas no Brasilerão-2023 (após 10 jogos)

1º Botafogo – 24 pontos
 Flamengo – 19 pontos
 Fluminense – 17 pontos

Retirado de: Jogada 10