Além do sucesso no futebol, o Flamengo é renomado e respeitado em diversos outros esportes. Este é o caso do basquete.
Com diversos títulos na conta, Marquinhos faz parte da história vitoriosa do Mais Querido no basquete. O atleta passou nada menos do que nove temporadas no Mengão e contou que guarda ressentimento de sua saída do clube.
Em participação no Charla Podcast, o ala contou detalhes sobre a postura do clube enquanto o jogador negociava com o São Paulo, onde permanece até hoje. A transferência aconteceu em 2022.
— Tudo na vida é ciclo. Acho que meu ciclo ainda não tinha sido encerrado. No ano que saí, fui o jogador mais importante. Mas eu entendo. Tive sucesso onde fui. Mas acho que do jeito que aconteceu a saída… É o caráter das pessoas, aproveitar a situação para mudar algumas coisas. Se tivesse perdido, não tinha acontecido isso. ‘Meu esquema, minha tática… Eu faço, aconteço’. Foi provado que não foi isso, né? O que aconteceu dois anos depois com o Flamengo.
— Acabou a temporada, eu decidi ficar. Queria escutar o que eles tinham. Financeiramente foi bom? Fico. Se não, começo a escutar outras propostas. Eles mandaram a proposta e eu pensei, ‘sério mesmo?’. Se eu tivesse tido uma temporada ruim, ok. Foi tipo, ‘a proposta está aqui, mas amigão, vai lá, vai’.
Em seus nove anos de Flamengo, Marquinhos conquistou 19 títulos, entre Carioca, NBB, Super 8, Liga das Américas e o primeiro Mundial rubro-negro, vencido sobre o Maccabi Elektra (ISR), em 2014.