O mês de julho de 2023 chegou e com ele veio a certeza da venda de Gustavo Henrique pelo Flamengo ao Fenerbahçe. O zagueiro foi emprestado por um ano ao time turco, em maio de 2023, com obrigação de compra se o jogador não apresentasse nenhum problema e/ou lesão no joelho que já passou por cirurgia.
Na ocasião, o Fenerbahçe iria comprar Gustavo Henrique, mas, ao realizar exames médicos no atleta, já na Turquia, o DM do clube ficou ressabiado em relação ao joelho que passou por cirurgia e tentou até mesmo desistir da operação. Então, desta forma, o Flamengo acabou emprestando o defensor com a cláusula de compra obrigatória se ele não machucasse o local.
Como Gustavo Henrique não apresentou nenhum problema e/ou lesão no joelho, o Fenerbahçe foi obrigado a exercer a compra junto ao Flamengo. Os representantes do atleta confirmaram que o time turco exerceu a cláusula de compra.
Veja abaixo os detalhes da operação:
- O Fenerbahçe pagou à vista 1,4 milhão de euros (cerca de R$ 7,4 milhões na ocasião) ao Flamengo pelo empréstimo;
- Ficou acordado que, se Gustavo Henrique fosse comprado, o Fenerbahçe pagaria mais 1,4 milhão de euros, em torno de R$ 7,3 milhões na cotação de hoje;
- A quantia da segunda parcela deve ser paga até o dia de 10 de julho e de maneira à vista;
- O novo contrato de Gustavo Henrique com o Fenerbahçe vai até o meio de 2024. Caso Gustavo Henrique bata metas estabelecidas em contrato, o vínculo é estendido até o meio de 2025.
Com 30 anos, Gustavo Henrique vai para a sua segunda temporada pelo Fenerbahçe. No primeiro ano no time turco, o defensor disputou 23 jogos, três gols e deu uma assistência.
Retirado de: O Dia