No meio campo? Como Filipe Luís do Flamengo fez Sampaoli ‘abrir o leque’ e o que Palmeiras tem a ver com isso

Filipe Luís em ação pelo Flamengo no Maracanã (Foto: Divulgação/Flamengo)

O volante Filipe Luís. É assim que o experiente lateral-esquerdo do Flamengo pode ser chamado a partir de agora sob o comando de Jorge Sampaoli.

Assim como aconteceu na vitória sobre o Aucas, na última quarta-feira (28), o camisa 16 foi acionado longe da lateral. Na segunda etapa diante do Fortaleza, ele entrou na vaga de Thiago Maia.

Durante a entrevista coletiva, o Sampaoli explicou a utilização do lateral como volante. Segundo ele, a suspensão de Pulgar, que não encara o Palmeiras, o fez abrir o leque mais uma vez com a improvisação.

“Para o jogo contra o Palmeiras , o Pulgar está fora e ficaríamos sem nenhum na contenção. Por isso o Filipe nos ajudou nessa posição que não é habitual para ele, mas ele como é um bom jogador, pode jogar”, contou.

Vale lembrar que o Flamengo tem apenas mais um ‘primeiro volante’ no elenco: o jovem Igor Jesus, que pouco atuou com Sampaoli. Gerson, Vidal e Victor Hugo atuam mais como segundo homem. Allan, que está próximo de ser oficializado, chega para dar fim à carência.

+ Gabigol abre negociações para deixar o Flamengo

+ De saída do Flamengo? Empresário de Gabigol se manifesta

Como foi o jogo de Filipe Luís de volante no Flamengo?

Dono de um posicionamento ímpar, Filipe se adaptou facilmente à nova função determinada pelo argentino. O controle de bola do jogador também chamou atenção, assim como na partida anterior.

Aos 37 anos, o experiente jogador não tem mais o mesmo vigor de outros anos. Além disso, vê Ayrton Lucas ‘voando’ e apresentando um futebol totalmente diferente daquele que tem a oferecer. Só que mesmo assim Filipe segue sendo útil ao Flamengo.

Em campo, ele ainda exerceu a tradicional liderança que já tem dentro do elenco. E uma imagem foi clara: quando Ayrton Lucas fez grande jogada e finalizou mal, estava ali Filipe Luís para apoiar o dono da posição.

Filipe Luís tem contrato até o fim do ano e deve se aposentar em dezembro. Ele tem o sonho de ser treinador. Até lá, o lateral e agora volante tem mais seis meses para desfilar o seu futebol e ajudar o Flamengo a conquistar os principais títulos da temporada. Seja na defesa ou no meio-campo.

Próximos jogos do Flamengo:
Athletico-PR (C) – 05/07, 21h30 – Copa do Brasil

Palmeiras (F) – 08/07, 21h – Brasileirão

Athletico-PR (F) – 12/07, 21h30 – Copa do Brasil

Retirado de: ESPN