Gramado, farpas e até ‘gritinho de histeria’: como Flamengo x Athletico-PR todo ano em mata-mata criou uma nova rivalidade

Pedro comemora gol marcado contra o Athletico-PR pela Copa do Brasil (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Flamengo e Athletico-PR se reencontram na quarta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Essa será a 10ª vez que os dois times se enfrentam em um mata-mata nos últimos 12 anos e a quinta seguida que duelam pela competição.

Os embates decisivos protagonizados por cariocas e paranaenses construíram uma rivalidade que vai muito além das quatro linhas.

Diante deste cenário, o ESPN.com.br relembra alguns episódios recentes que colocaram fogo na relação entre os dois clubes. Veja abaixo:

2019 – Athletico elimina o Flamengo de forma traumática na Copa do Brasil e provoca com o ‘cheirinho’

Após a classificação nos pênaltis no Maracanã, os jogadores do Athletico-PR chegaram a imitar Gabigol com sua tradicional comemoração. Léo Pereira, atualmente no Flamengo, era um dos que puxaram a cutucada.

Além disso, alguns atletas colocam a mão no nariz em alusão ao ‘cheirinho’, termo popularizado ao período em que o Flamengo ficou sem grandes conquistas, de 2016 a 2019. Na época, a eliminação foi bastante traumática para os cariocas.

2020 – Flamengo dá o troco, vence a Supercopa do Brasil e elimina o Athletico na Copa do Brasil

Jogadores do Flamengo se uniram após a conquista do caneco e fizeram a tradicional comemoração que os athleticanos cutucaram no ano anterior. Na Copa do Brasil, o Flamengo também eliminou o Furacão.

2021 – Athletico-PR elimina o Flamengo na Copa do Brasil e provoca sobre o gramado sintético

Então treinador do Flamengo, Renato Gaúcho reclamou após o jogo na ida no gramado sintético: “Grama sintética faz muita diferença. É da água para o vinho. A bola fica muito viva na grama sintética. Eles estão acostumados com o campo. A bola fica muito viva. Essa foi a nossa maior dificuldade”. Ao término do jogo, o Furacão publicou nas redes sociais: “Hoje a grama sintética fez a diferença de novo”

2022 – Flamengo elimina o Athletico-PR na Copa do Brasil em jogos quentes e com muitas reclamações

No jogo de ida, os cariocas reclamaram de um pênalti sofrido por Léo Pereira, mas que foi ignorado pela arbitragem. Além disso, possíveis cartões a Fernandinho e Erick também causaram irritação. Pelo lado do Furacão, a fúria foi ainda maior. Felipão reclamou da ausência de um vermelho para Gabigol, que deu um chute em Fernandinho, e para Arrascaeta, autor de uma entrada violenta em cima de Erick. Ambos não levaram vermelho.

Felipão disse: “Eles tão reclamando de alguma coisa? Foi vergonhoso, era para expulsar (Arrascaeta) 30 dias seguidos. Não quebrou o pé do Erick por milagre, pelo amor de Deus. Não me venha com choradeira, porque quem tem que chorar somos nós, que poderíamos ter jogador por seis meses fora. É gritinho de histeria”, disparou.

Pedro marca golaço de bicicleta contra o Athletco-PR pela Copa do Brasil (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

2022 – Petraglia se irrita com o Flamengo e a formação da Liga

Presidente do Athletico-PR, Mario Celso Petraglia não economiza quando fala do Flamengo. A última foi sobre a divisão da cota de TV para uma possível criação da Libra, a liga independente dos clubes. Como Flamengo e Corinthians buscavam seguir ganhando mais do que os rivais, o cartola soltou a seguinte frase.

“O que nós queremos é dividir melhor, mais justo, e não o Flamengo ter 70 vezes o valor do Athletico-PR em pay-per-view. 70 vezes na mesma competição. Que joguem sozinhos. Que jogue Flamengo contra Corinthians, Corinthians contra Flamengo”, disse Petraglia, que comparou em outra ocasião o projeto do Furacão, a quem considera melhor do que o do Flamengo, clube que mais fatura no país.

“O Athletico está muito próximo de se tornar o maior clube das Américas. Me cobrem. Se abrirmos o nosso capital e trouxermos o valor que o Athletico vale hoje, seremos maiores que River, Boca e Flamengo”, disse à rádio Transamérica.

2022 – Flamengo vence o Athletico-PR na final da Libertadores

Os times decidiram o último torneio continental, com final feliz para o Flamengo. Ao final do jogo, quando era provocado por alguns, Gabigol chegou a mandar beijinhos e fazer corações para a torcida do Athletico.

2023 – Athletico-PR x Flamengo – no jogo do turno do atual Brasileirão

O Furacão venceu por 2 a 1 em uma clima bastante hostil. Gabigol foi muito provocado pela torcida após dizer que a grama sintética da Arena da Baixada era horrível. Torcedores chegaram a levar faixas com os dizeres ‘Gabigol, nossa grama vale mais do que você’. O perfil do Athletico-PR também fez um post com a frase: ‘que gramado horrível’. Gabigol foi e relembrou a vitória rubro-negra na final da última Libertadores.

Retirado de: ESPN