Por: Kayo Silva
Há grandes possibilidades do Vasco tentar mandar seus jogos no Maracanã. O motivo? O clube não pode colocar torcedores em São Januário, fechado por motivos de confusões. A equipe Cruzmaltina foi punida e só pode voltar a colocar torcedores no estádio na 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra a equipe do Grêmio. Contudo, não poderá utilizar o seu estádio para receber torcida.
Tudo isso por conta que o Ministério Público solicitou a interdição do estádio, que segue em vigor. Além do mais, exige a vistoria de peritos e engenheiros antes da liberação. Apesar disso, mesmo recebendo torcedores contra o Grêmio, o Vasco só poderá contar com mulheres, crianças e deficientes na torcida. Serão permitidos, crianças de até 12 anos acompanhadas por adultos (mulheres), mulheres de qualquer idade (sem vínculos com torcidas organizadas), pessoas de qualquer idade e gênero com deficiência visual, surdos, cadeirantes, autistas e outros portadores de necessidades especiais.
A punição foi feita pelo auditor do Pleno do STJD, Dr. Paulo Feus. Entretanto, o time de São Januário não desistiu do estádio e tenta, na Justiça Comum, conseguir aval para usar seus domínios. Por tanto, apresentará laudos de segurança para solicitar e confirmar que tem condições de fazer seus jogos em casa.
O jogo contra o Grêmio acontece no dia 6 de agosto, às 16h (Horário de Brasília). O local, entretanto, ainda não foi definido. O Vasco analisa a melhor opção para receber crianças e mulheres acompanhando o jogo do clube após as confusões no jogo contra o Goiás.
Com tudo isso, o Flamengo precisa ficar de olhos abertos para essa situação, já que a tendência é que os Maracanã tem sido principal alvo do Vasco. Recentemente, a equipe Cruzmaltina entrou na justiça para mandar alguns jogos no estádio. Mas para a dupla Fla-Flu, é prejudicial, já que a principal crítica das torcidas é o estado do gramado, pois com a grande quantidade de jogos prejudica o gramado.
A 777 Partners já demonstrou interesse especial no Maracanã. Os donos da SAF do Vasco, aliás, prometem tentar a concessão do estádio em dezembro, quando o período atual estendido para a dupla Flamengo e Fluminense se encerra.