A pesada derrota por 3 a 0 do Flamengo para o Cuiabá, na noite de domingo, reacendeu um debate que vem permeando a temporada do rubro-negro: o suposto melhor desempenho do time em copas, como a Libertadores e a Copa do Brasil, em relação ao Brasileirão. O revés na Arena Pantanal foi o quinto do Flamengo (que é vice-líder) nesta edição, em rodada em que teve a oportunidade de diminuir a distância para o líder Botafogo.
Em paralelo ao Brasileiro, o rubro-negro é semifinalista da Copa do Brasil (abriu 2 a 0 sobre o Grêmio no jogo de ida) e está nas oitavas de final da Libertadores (1 a 0 sobre o Olimpia na ida). No domingo, jogou com um time misto, dias antes de fazer o jogo de volta com o Olimpia, no Paraguai, na quinta-feira.
Até mesmo o técnico Jorge Sampaoli tocou no tema durante a entrevista coletiva:
“É um aspecto competitivo que o time tem que melhorar. Obviamente as coisas mudam muito nas diferentes competições. Nos jogos eliminatórios o time está mais conectado, mais decisivos, mais protagonistas […] O Flamengo tem que ter a mesma disposição e atenção dos jogos eliminatórios. Hoje lamentavelmente, o time não competiu.”
Com 18 jogos disputados, o Flamengo tem 9 vitórias, 3 empates e 5 derrotas neste Brasileiro: um aproveitamento de 57,4%, inferior tanto ao da Copa do Brasil, quanto ao da Libertadores. Compare os números:
Flamengo no Brasileirão 2023:
- 18 jogos
- 9 vitórias
- 4 empates
- 5 derrotas
- 54,7% de aproveitamento
- 30 gols marcados (1,6 por jogo)
- 23 gols sofridos (1,2 por jogo)
Flamengo na Copa do Brasil 2023
- 7 jogos
- 5 vitórias
- 1 empate
- 1 derrota
- 76,1% de aproveitamento (número naturalmente maior, já que se trata de uma competição eliminatória em todas as fases)
- 16 gols marcados (2,2 por jogo)
- 5 gols sofridos (0,7 por jogo)
Flamengo na Libertadores 2023
- 7 jogos
- 4 vitórias
- 2 empates
- 1 derrota
- 66,6% de aproveitamento (uma fase eliminatória disputada parcialmente)
- 12 gols marcados (1,7 por jogo)
- 5 gols sofridos (0,7 por jogo)
Retirado de: O Globo