Por: Letícia Gerheim
Muitos pontos foram debatidos sobre a derrota do Flamengo para o Olimpia na Libertadores, sobretudo a atuação muito abaixo do elenco rubro-negro. Uma outra questão levantada foi a atuação da arbitragem, que por diversos momentos mostrou estar perdida em suas marcações.
O Flamengo reclamou bastante da anulação do gol de Victor Hugo, que poderia ter levado a partida para os pênaltis. Após os questionamentos, a Conmebol divulgou o áudio do VAR no lance. Foi considerado que a bola partiu dos pés de Ayrton Lucas, assinalando o impedimento de Gabigol antes da bola sobrar para Victor Hugo empurrar para as redes.
Áudio do VAR:
Assistente: Impedimento, impedimento, impedimento. Impedimento do número 10 (Gabigol)
VAR: Quero ver se (Ayrton Lucas) toca na bola. Se toca, (Gabigol) está em clara posição de impedimento.
VAR: Me dê uma câmera aproximada. Aí está, o pé do vermelho toca na bola. Me dê outro ângulo para confirmar que é o pé do vermelho. Perfeito (após nova câmera).
Árbitro: Vou fazer o sinal (de impedimento) aqui. Ok?
VAR: Nos dê mais um segundo Wilmar (árbitro), por favor.
VAR: Mostre-me a linha. Vamos traçar ela no defensor. Perfeito, já traçamos e salvamos (a imagem). Há um gol claramente em posição de impedimento. Wilmar, pode retomar, claramente posição de impedimento.
Com a anulação do gol e o Flamengo não marcando um novo, o time brasileiro acabou sendo eliminado e deu adeus à competição nas oitavas de final. Restam para o clube na temporada as disputas pela Copa do Brasil e o Brasileirão.