Jogador do Flamengo, pouco aproveitado por Sampaoli, tem saída cada vez mais próxima

Rodrigo Caio e Pablo em treinamento do Flamengo no Ninho do Urubu (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Com apenas nove jogos disputados no ano, Rodrigo Caio vive a temporada menos aproveitada no Flamengo. As recorrentes lesões e o bom aproveitamento dos concorrentes fizeram com que ele perdesse espaço no Rubro-Negro e, nesse cenário, a história entre clube e jogador está perto do fim.

AUMENTO NA CONCORRÊNCIA E PERDA DE ESPAÇO

Com os problemas físicos conhecidos, Rodrigo Caio teve dificuldades para se firmar nas atuações, e viu a concorrência por uma vaga na zaga rubro-negra aumentar. Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira saíram à frente do camisa 3 na preferência de Jorge Sampaoli, tanto pelas condições de jogo, quanto pelo êxito nas atuações.

Outro defensor do elenco é Pablo, que antes da chegada de Jorge Sampaoli ao Flamengo, era a última opção para a zaga. No entanto, até mesmo o camisa 30 ganhou minutagem recente com o técnico argentino, diferente de Rodrigo Caio. Este é outro fator que exemplifica o atual momento do ídolo no Fla.

Rodrigo Caio não entra em campo pelo Flamengo há quatro meses. A última apresentação do zagueiro foi contra o Internacional, em abril, pelo Campeonato Brasileiro. Vale destacar, no entanto, que o camisa 3 substituiu Léo Pereira aos 43 minutos do segundo tempo e atuou por apenas oito minutos.

DESEMPENHO EM 2023

Em 2023, Rodrigo Caio atuou em apenas nove jogos. Foram quatro partidas pela Taça Guanabara, duas pelo Campeonato Carioca, duas pela Copa Libertadores da América e uma pelo Campeonato Brasileiro. O jogador, que sofreu com recorrentes lesões, está em boas condições físicas, mas não está tendo chances com o argentino. O técnico, inclusive, já falou sobre a situação do defensor e disse que ele precisará buscar por oportunidades.

“Rodrigo é um profissional que tem sofrido muitas lesões na carreira. Agora, está melhorando, está ótimo, e tem que disputar o lugar com David, Fabrício, Léo… inclusive Pablo, que tem jogado menos. É uma escolha de perfil. É uma decisão técnica e tática. Se ele evoluir, é um jogador que tem muita qualidade, e que pode ajudar no futuro” -, disse.

FUTURO DE RODRIGO CAIO

Rodrigo Caio chegou ao Flamengo em 2019 e foi a primeira contratação da ‘Era Landim’. O contrato do zagueiro se encerra em dezembro deste ano e não será renovado. Vale lembrar que, em junho deste ano, o defensor foi sondado pelo Cruzeiro, mas priorizou a permanência no Clube da Gávea.

ÚLTIMA LESÃO

A última lesão de Rodrigo Caio foi em julho de 2022, no menisco medial do joelho esquerdo. A ‘bruta’ recuperação do zagueiro levou cerca de 200 dias, e a volta a campo aconteceu em janeiro deste ano, no jogo contra o Bangu, pelo Campeonato Carioca. Na época, após ficar seis meses parado, o defensor disse ter ‘se sentido vivo novamente’ com o retorno aos gramados.

HISTÓRIA NO FLAMENGO

Ídolo do Flamengo e campeão de tudo com o uniforme rubro-negro, Rodrigo Caio teve as duas últimas temporadas atrapalhadas por recorrentes lesões. Em todo 2022, o zagueiro disputou apenas 12 partidas. A título de comparação, em 2021, por exemplo, o defensor esteve em campo em 40 oportunidades. A melhor e mais consistente passagem foi em 2019, com Jorge Jesus. No ano em específico, o zagueiro disputou 60 confrontos.

Retirado de: O Lance