Clássico dos melhores ataques! Jogo entre Flamengo e Botafogo promete muitos gols; veja estatísticas

Pedro comemora gol marcado pelo Flamengo contra o Botafogo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Botafogo e Flamengo se enfrentam neste sábado, às 21h, com promessa de gols no Nilton Santos. O clássico carioca reúne dois dos melhores ataques do torneio. A equipe de Bruno Lage tem 38 gols marcados e lidera a estatística, enquanto o time de Jorge Sampaoli aparece em terceiro no ranking, com 34. O Palmeiras é o segundo na lista, com 37 bolas na rede.

Para ajudar a explicar os bons números ofensivos, o Espião Estatístico preparou uma análise com os pontos fortes explorados pelos ataques dos rivais cariocas.

Letais na bola parada

As duas equipes têm como uma de suas principais valências ofensivas a bola parada. A dupla carioca lidera o ranking de gols marcados a partir de jogadas deste tipo no Brasileirão, ao lado do Palmeiras, com 12 gols cada.

O Flamengo é o time com mais gols de pênalti até aqui no Brasileirão, com seis. O Rubro-Negro ainda marcou três gols a partir de faltas levantadas, um após escanteio, além de um anotado em cobrança de falta direta – marcado por Arrascaeta, contra o Atlético-MG.

Por outro lado, Botafogo anotou cinco gols após cobranças de pênaltis, cinco a partir de escanteios e outros dois em faltas levantadas.

Raio-x dos gols a partir de bola parada

PênaltiFalta diretaFalta levantadaEscanteioLateralTotal de gols% de bola parada
Botafogo502503832%
Flamengo613113435%
Fonte: Espião Estatístico

Botafogo, o rei dos contra-ataques

Quando o assunto é contra-ataque, o Botafogo é quem mais se destaca. A equipe de Bruno Lage balançou as redes oito vezes no Brasileirão, após recuperar a bola no campo de defesa e partir em transição rápida. É o líder do quesito entre os times da Série A, ao lado do Santos. Já o Flamengo marcou três gols em contra-ataques no torneio.

Um gol que exemplifica com clareza a força do líder do campeonato nos contra-ataques é o último da vitória por 3 a 0 contra Bahia, na 21ª rodada. Hugo recupera a bola após escanteio do adversário, parte em alta velocidade e dá grande passe para Luis Henrique. O atacante dribla Marcos Felipe e anota um lindo gol.

Força pelo alto

Líder isolado do Campeonato Brasileiro, o Botafogo anotou 16 de seus 38 gols no torneio a partir de de bolas aéreas, o que representa 42% do número total. O Flamengo não fica muito atrás no quesito: 14 de 34 gols saíram a partir de jogadas pelo alto – 41,1% do total de bolas na redes.

Aqui foram contabilizados os gols que surgiram a partir de escanteios, cruzamentos, faltas e bolas levantadas, lançamentos ou cobranças de lateral aéreo.

Os artilheiros

Responsável por 34% dos gols do Glorioso no Brasileirão, Tiquinho Soares é o artilheiro isolado do torneio, com 13 gols, mas não atua desde o último dia 6 de agosto por conta de um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, sofrido no duelo contra o Cruzeiro, na 18ª rodada.

Os atletas que mais se aproximam de Tiquinho na lista alvinegra de artilheiros são Eduardo e Luis Henrique, ambos com quatro gols. O recém-contratado Diego Costa teve a dura tarefa de substituir o centroavante alvinegro e já anotou os seus primeiros dois gols na última rodada, na vitória por 3 a 0 sobre o Bahia. Confira a lista completa abaixo:

Artilheiros do Botafogo no Brasileirão

AtletaGols
Tiquinho Soares13
Luis Henrique4
Eduardo4
Diego Costa2
Carlos Alberto2
Victor Sá2
Gustavo Sauer2
Júnior Santos2
Di Placido1
Adryelson1
Víctor Cuesta1
Matheus Nascimento1
Tchê Tchê1
Danilo Barbosa1
Fonte: Espião Estatístico

No Flamengo, Gabigol e Pedro dividem a liderança da artilharia, com cinco gols cada. Arrascaeta balançou as redes quatro vezes e fecha o pódio rubro-negro. Assim como Tiquinho, o uruguaio também não estará presente no clássico por conta de lesão. O meia sofreu um problema no bíceps femoral da perna esquerda no duelo contra o Inter, no último sábado.

Artilheiros do Flamengo no Brasileirão

AtletaGols
Gabigol5
Pedro5
Arrascaeta4
Gerson3
Ayrton Lucas3
Léo Pereira3
Erick Pulgar2
Everton2
Everton Ribeiro2
Victor Hugo1
David Luiz1
Wesley1
Matheus França1
Bruno Henrique1
Fonte: Espião Estatístico

Retirado de: Globo Esporte