O jornalista Wilson Toume, colaborador do Guia do Carro, morreu na madrugada desta segunda (04). Um dos mais respeitados e experientes profissionais na cobertura da indústria automotiva, ele havia feito duas semanas atrás uma operação para corrigir uma hérnia de intestino.
Já em alta, na segunda-feira passada, (28 de agosto), passou em uma consulta com um pneumologista por conta uma intensa tosse. Foi então internado novamente com um quadro de infecção que se espalhou, passando por diálise e sendo intubado na sexta-feira.
“Nosso querido amigo Wilson Toume, excelente jornalista automotivo, nos deixou nesta madrugada”, destacou pelas redes sociais Sergio Quintanilha, criador do Guia do Carro e que por muitos anos trabalhou com Toume na Motorpress Brasil.
“Notícia devastadora. Grande companheiro, ótimo jornalista, grande são-paulino. Vá na paz”, publicou Mauro Cezar Pereira.
“Wilson foi um brilhante Editor-Chefe da revista Carro na época da Motorpress. E há mais de um ano cuidava diariamente da atualização vespertina do Guia do Carro, no portal Terra. É uma notícia devastadora, muito triste para todos nós.”
Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, Toume passou por algumas das principais publicações impressas e digitais especializadas em automóveis do Brasil. Foi repórter de Autoesporte, Quatro Rodas e Automóvel e Requinte, e por 12 anos integrou o time da revista Carro, onde chegou a ocupar o cargo de editor-chefe.
Nos últimos anos vinha atuando como freelance, em especial para publicações como o Guia do Carro (Terra) e a revista AutoData, onde recentemente foi um dos autores dos textos da edição comemorativa de 30 anos da publicação.
Além dos automóveis, nutria uma paixão por esportes internacionais, em especial as ligas norte-americanas de futebol americano (NFL), beisebol (MLB) e hóquei no gelo (NHL). Curiosamente, era torcedor do time de hóquei Detroit Red Wings, representante da cidade que é um dos berços da indústria automotiva mundial. Wilson Toume também era torcedor do São Paulo FC.
O jornalista Mario Sergio Venditti, quer foi diretor da Carro e fez a indicação para a contratação de Toume, escreveu no Facebook: “Sereno, discreto e extremamente ético, Wilson também era um excelente profissional, um jornalista de primeira. Não por acaso, em todos os projetos que me envolvia eu sempre o levava junto, para trabalhar comigo”.
Ainda não há informações sobre seu sepultamento.
Retirado de: Terra