Quatro dias antes de seu retorno ao Campeonato Brasileiro, o Flamengo fará um jogo-treino no Ninho do Urubu. Na manhã deste sábado, às 10h (de Brasília), enfrentará o Zinza FC, campeão da Quinta Divisão do futebol carioca.
René Simões, que já foi dirigente do Flamengo e com larga experiência no futebol nacional e internacional, atualmente trabalha como Head Coach do Zinza FC. Questionado sobre o desafio, disse que a equipe, agora promovida à Quarta Divisão do Rio, vai ao Ninho com o intuito de aprender.
— Vamos jogar contra nós mesmos. O Flamengo é de uma divisão muito diferente. Eu trabalho a cabeça deles como fiz na seleção feminina e na masculina da Jamaica. Sigo o exemplo de Nelson Mandela: eu nunca perco. Ou ganho ou aprendo. Para que eu ganhe é preciso jogar com times que ensinem. Vamos para aprender – disse ao ‘Globo Esporte’.
— Na semana passada, jogamos contra o Paduano, que está em uma divisão acima da nossa. Treinam na escola do exército, têm alimentação, preparação e suplementação. Enquanto estávamos com nosso time titular, tivemos um jogo absolutamente parelho. Depois, quando mexemos peças, perdemos, mas nos tornamos um time melhor e aprendemos. Não temos nenhuma ilusão de que vamos ganhar do Flamengo. Vamos aprender com o Flamengo. O jogo interior é aprender. O jogo exterior é com o Flamengo.
Feliz por encontrar Bruno Henrique, quem comparou a CR7
René Simões brincou quando perguntado se o Zinza tinha expectativa de enfrentar o time principal do Flamengo – Matheus Cunha e Pulgar com suas respectivas seleções, e os lesionados Arrascaeta, Luiz Araújo e Varela são os desfalques rubro-negro. Disse que não poderia arriscar uma equipe titular e que certeza tinha somente em relação a um nome: Bruno Henrique, o seu favorito.
— Vai ser Pedro ou Gabigol? Ayrton Lucas ou Filipe Luís? David Luiz ou Léo Pereira? Titular só o Bruno Henrique, o meu favorito. Vai ser um prazer encontrá-lo pela primeira vez desde que disse que ele era do mesmo nível técnico do Cristiano Ronaldo. Mas minha comparação sempre foi em termos técnicos, jamais faria comparação em relação às carreiras. Tem a ver com velocidade, finalização, drible.
— Bruno Henrique é fantástico. Que jogador, cara. A grande contratação do Flamengo para 2023 foi o Bruno Henrique. Todo mundo achava que ele não voltaria após a lesão, mas ele voltou muito bem.
A comparação
Em dezembro de 2019, quando era comentarista do programa “Donos da Bola”, da Band, René Simões apontou Bruno Henrique como um jogador do estilo de Cristiano Ronaldo, mas com “mais samba no pé”. Relembre abaixo:
— Eu vou dizer um negócio que eu sei que vai ter controvérsia à beça. Eu acho que o Bruno Henrique tem o estilo do Cristiano Ronaldo com mais habilidades técnicas, mais samba no pé. Eu acho isso. Eu o acho melhor do que o Cristiano Ronaldo tecnicamente. Não é otimismo, é constatação de você ver o jogador. Tem velocidade o Cristiano Ronaldo? O Bruno também tem. Sabe finalizar o Cristiano Ronaldo? Magnificamente. O Bruno também. Ele é bom de cabeça? O Bruno também. Só que o Bruno tem o drible melhor que ele (Cristiano Ronaldo). Onde está a diferença? O Cristiano Ronaldo é um atleta. Se o Bruno Henrique puser na cabeça que, sendo um atleta, ele vai chegar lá, ele chega.
Zinza no Zico
Fundado em 2022, o Zinza FC conquistou a Série C do Campeonato Estadual (Quinta Divisão) em 6 de agosto, após vitória por 2 a 1 sobre o São Cristóvão, no Estádio Ronaldo Nazário de Lima. A estreia na Série B 2 está marcada para o próximo dia 16, contra o Campo Grande, no Luso-Brasileiro.
Os treinamentos do Zinza têm sido realizados no Centro de Futebol Zico, o CFZ. Além da equipe profissional, o sub-20 e o sub-17 também trabalham lá.
Além dos trabalhos táticos e técnicos, os atletas do Zinza tomam café da manhã e almoçam diariamente no Bar do Galinho.
O Zinza tem como diretor esportivo José Carlos Brunoro, que montou esquadrões no Palmeiras nos anos 1990. Michel Cravo é o diretor de futebol, e Felipe Alves atua como treinador da equipe profissional.
Retirado de: Globo Esporte