Por: Letícia Gerheim
Titular contra o Bahia, Pedro pode ser suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A punição se deve à comemoração feita pelo camisa 9 ao marcar o gol da vitória rubro-negra sobre o Tricolor Baiano.
Depois de converter o pênalti para o Flamengo, Pedro comemorou levantando a camisa do time e expondo uma mensagem gravada na camisa de baixo. O STJD pode notificar o jogador pela frase exibida: “Jesus é o suficiente”.
A atitude de Pedro e os dizeres expostos foram relatados pelo árbitro Savio Pereira Sampaio na súmula da partida. A punição pela infração pode ser multa ou até suspensões.
A Fifa proíbe os jogadores de levantarem suas camisas para exibir mensagens na roupa de baixo, independentemente do cunho da mensagem. A regra determina que o atleta não receba cartão amarelo na partida, mas pode sofrer uma punição da organização da competição em questão. A CBF reforça a determinação.
“O equipamento não poderá conter nenhum slogan, mensagem nem imagem política, religiosa ou pessoal. Os jogadores não poderão exibir roupa interior que mostre slogans, mensagens, imagens nem publicidade que não seja o logotipo do fabricante. Se for cometida qualquer infração, o jogador e/ou a equipe serão sancionados pelos organizadores da competição, pela respectiva federação nacional ou pela FIFA”, diz o texto da regra 4 do livro da CBF.