Líder isolado do Campeonato Brasileiro com 58 pontos, o Botafogo está a apenas 17 pontos de conquistar o título da competição. O Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) avalia as probabilidades de forma bastante favorável para o clube carioca. Segundo o estudo, o Botafogo tem 90,5% de chances de ser o campeão, enquanto o segundo colocado, Red Bull Bragantino, está 9 pontos atrás e possui apenas 6% de chances.
O Flamengo, atualmente terceiro colocado, também mantém suas esperanças vivas, reforçado pela contratação do técnico Tite e recente vitória sobre o Cruzeiro. No entanto, as estatísticas indicam que o Rubro-Negro tem chances remotas, com apenas 1,5% de probabilidade de conquistar o Brasileirão.
Para o 4º ao 10º colocado na tabela, as probabilidades de serem campeões são ainda menores, com menos de 1%. A vitória do Botafogo está cada vez mais próxima, e a equipe precisa de mais 17 pontos para alcançar a chamada “pontuação mágica” de 75 pontos, que praticamente garante o título do Campeonato Brasileiro. Com 11 rodadas restantes, isso se traduz em precisar de 6 vitórias, embora outras combinações, como 5 vitórias e 2 empates, ou 4 vitórias e 5 empates, também sejam possíveis.
Probabilidade do Flamengo ser campeão do Brasileirão
- Botafogo: 90,5%
- Red Bull Bragantino: 6,5%
- Flamengo: 1,5%
- Athletico: 0,55%
- Grêmio: 0,49%
- Palmeiras: 0,44%
- Atlético-MG: 0,29%
- Fortaleza: 0,13%
- Fluminense: 0,079%
- Cuiabá: 0,002%