Por: Letícia Gerheim
As diferenças entre a grama natural e a sintética são debatidas no futebol mundial. Não somente no Brasil mas no mundo todo, os pontos positivos e negativos são destacados, dividindo opiniões.
O meia Eduardo, do Botafogo, falou sobre os dois tipos de gramado e concordou com Zico. Em entrevista à ESPN, o jogador afirmou que gosta do campo sintético do seu time, mas que prefere o gramado natural.
– O sintético do Botafogo é muito bom. Muito mesmo. É bem diferente do campo sintético do Palmeiras e do Athletico-PR, acho que vários jogadores já falaram isso. Mas eu ainda prefiro o gramado natural.
Anteriormente, Zico se mostrou bastante contrário ao aumento do número de gramados sintéticos no Brasil. Para o Galinho, o estilo é válido para outras atividades, mas de forma alguma deveria ser aceito em competições profissionais.
– Não suporto grama sintética. Grama sintética é aquilo para fazer economia, problema de chuva, ter mais aulas, fazer as peladas, escola de futebol, é até válido. Agora para competição oficial… Você gasta mais um pouquinho e valoriza a competição. Aí os caras começam a bater, dizendo que não tem diferença nenhuma, só que nunca foi lá para dentro para sentir.