No Campeonato Brasileiro de 2023, a alta rotatividade de técnicos nos clubes da Série A tem sido um ponto de destaque. Botafogo e Corinthians lideram essa tendência, com cada clube tendo cinco treinadores diferentes ao longo da competição. No Botafogo, a lista inclui Luís Castro, Bruno Lage, Caçapa, Lucio Flavio e Tiago Nunes, enquanto o Corinthians viu Fernando Lázaro, Cuca, Danilo (interino), Luxemburgo e Mano Menezes no comando técnico.
O Flamengo também não ficou muito atrás, ocupando o terceiro lugar no ranking de trocas de treinadores, com Jorge Sampaoli, Mário Jorge (interino) e Tite assumindo o comando em diferentes momentos. O clube carioca, atualmente sob a liderança de Tite, está focado em se classificar para a Libertadores de 2024 e em reformular seu elenco para a próxima temporada.
Além desses, outros clubes como Santos, Cuiabá e Vasco também tiveram várias mudanças em suas comissões técnicas. Em contrapartida, equipes como Palmeiras, Grêmio e Red Bull Bragantino mantiveram uma consistência, seguindo com os mesmos treinadores – Abel Ferreira, Renato Gaúcho e Pedro Caixinha, respectivamente – ao longo do torneio.
Essa instabilidade nos cargos técnicos reflete a pressão por resultados imediatos e a dificuldade de manter um planejamento a longo prazo no futebol brasileiro. Enquanto alguns clubes buscam estabilidade, outros recorrem a mudanças frequentes como estratégia para melhorar o desempenho.
Confira a lista completas dos técnicos dos times da Série A:
- Botafogo (5): Luís Castro, Bruno Lage, Caçapa, Lucio Flavio e Tiago Nunes Corinthians (5): Fernando Lázaro, Cuca, Danilo, Luxemburgo e Mano Menezes
- Santos (4): Odair Hellmann, Paulo Turra, Diego Aguirre e Marcelo Fernandes
- Flamengo (3): Jorge Sampaoli, Mario Jorge* e Tite
- Cuiabá (3): Ivo Vieira, Antônio Oliveira e Luiz Fernando Iubel*
- Vasco (3): Maurício Barbieri, William Almeida* e Ramón Diaz
- Cruzeiro (3): Pepa, Fernando Seabra* e Zé Ricardo
- Goiás (3): Guto Ferreira, Emerson Ávila* e Armando Evangelista
- Coritiba (3): Antônio Oliveira, Antônio Carlos Zago e Thiago Kosloski*
- América-MG (3): Vagner Mancini, Fabián Bustos e Diogo Giacomini*
- Atlético-MG (2): Eduardo Coudet e Felipão
- Athletico (2): Paulo Turra e Wesley Carvalho*
- São Paulo (2): Rogério Ceni e Dorival Jr.
- Internacional (2): Mano Menezes e Eduardo Coudet
- Bahia (2): Renato Paiva e Rogério Ceni
- Palmeiras (1): Abel Ferreira
- Grêmio (1): Renato Gaúcho,
- Red Bull Bragantino (1): Pedro Caixinha
- Fluminense (1): Fernando Diniz
- Fortaleza (1): Vojvoda
* técnicos interinos