Times da Argentina e Uruguai tem interesse na contratação de jogador do Flamengo

Pedro comemora gol marcado pelo Flamengo contra o Fluminense (Foto: Jorge Rodrigues /AGIF/Iconsport)

Por: Leonardo Antônio

À medida que a temporada de 2023 do futebol brasileiro se encerra, o Flamengo já está planejando 2024, e Guillermo Varela está no centro desses planos. Com rumores de interesse do River Plate e do Peñarol, Varela pode estar de saída, apesar de sua boa partida no último domingo(03).

Varela jogou 18 partidas pelo Flamengo, sendo titular em 10 e acumulando 1.030 minutos em campo. Com ele, o time conquistou 8 vitórias, mas também enfrentou 7 derrotas. O Flamengo, ocupando a terceira posição no Brasileirão com 66 pontos, se prepara para o último jogo da temporada contra o São Paulo, tentando fechar o ano com chave de ouro.

A história recente de Varela no Flamengo é uma montanha-russa. Depois de ficar 109 dias fora do time titular, ele voltou com tudo na vitória sobre o Cuiabá, substituindo Matheuzinho e Wesley, que não estavam em seus melhores momentos. Essa partida marcou um renascimento para Varela, que também lida com a emoção de se tornar pai em breve.

A vida de Varela não foi só altos, porém. Ele enfrentou uma lesão de ligamento no joelho, que o manteve fora dos campos por dois meses. Além disso, houve rumores e incertezas sobre seu futuro no Flamengo, mas ele manteve a resiliência. Mesmo com menos tempo em campo, Varela continuou sendo uma peça importante na seleção uruguaia, mantendo sua relevância internacional.

Sua jornada no futebol não é nada menos que notável. Começando no Peñarol, passando por clubes europeus como Real Madrid Castilla e Manchester United, Varela demonstrou sua habilidade em diferentes palcos. No entanto, no Flamengo, seu caminho foi desafiador, com apenas 26 jogos em dois anos e até uma briga no treino.

O técnico Tite tem palavras de elogio para Varela, especialmente após a partida contra o Cuiabá, onde Varela mostrou sua excelência defensiva com 91% de precisão nos passes. Apesar de um pênalti controverso, Varela ganhou pontos com o técnico e os torcedores, simbolizando talvez um novo começo em sua carreira no clube.

“O Bielsa ligou para que pudéssemos liberar ele antes (da Data Fifa), e nós não podíamos pela grandeza. Ele ficou aqui, comeu a massa, entrou no finalzinho de um jogo (contra o Bragantino). Trabalhou, trabalhou… Premia esse tipo de conduta. Excelência é a repetição, e o cara dá e fez um grande jogo, como a equipe fez. Que pena que não traduziu no placar a performance que ela teve” – disse Tite.

Com o contrato até o final de 2025, Varela tem ainda muito a oferecer. Seu próximo desafio será o jogo contra o São Paulo, um teste final para esta temporada e um indicador do que pode vir em 2024.