O Atlético-MG inicia sua jornada na Copa do Brasil de 2024 enfrentando um velho conhecido, o Sport, nesta terça-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília). O confronto, que acontece na Arena MRV em Belo Horizonte, marca a estreia do time mineiro na terceira fase do torneio. A equipe alvinegra busca manter um tabu significativo, já que não perde para os pernambucanos desde 2018.
Nos últimos cinco encontros entre as equipes, o Galo acumulou quatro vitórias e um empate, demonstrando uma clara superioridade no histórico recente. A última derrota para o Sport, que ocorreu na Ilha do Retiro no Recife, foi em 30 de maio de 2018, em uma partida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, onde o Sport saiu vitorioso por 3 a 2.
O momento atual das equipes reforça a expectativa para este jogo. O Atlético-MG vem de uma convincente vitória de 3 a 0 sobre o Cuiabá, em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, enquanto o Sport conseguiu um resultado positivo de 2 a 0 contra o Vila Nova, pela Série B.
Diferente do Atlético, o Sport teve que passar por duas fases anteriores da Copa do Brasil, eliminando o Trem-AP e o Murici-AL.
Sequência do Atlético-MG contra o Sport
- 30/09/2018 – Atlético 5 x 2 Sport – 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Independência
- 24/10/2020 – Atlético 0 x 0 Sport – 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão
- 21/02/2021 – Sport 2 x 3 Atlético – 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Ilha do Retiro
- 06/06/2021 – Sport 0 x 1 Atlético – 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Ilha do Retiro
- 18/09/2021 – Atlético 3 x 0 Sport – 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão
Gol fora de casa na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, as disputas que terminam empatadas no placar agregado são resolvidas através de disputa de pênaltis, uma vez que o critério do gol qualificado, popularmente conhecido como ‘gol fora de casa’, não é mais aplicado como forma de desempate.
A competição, além de garantir um significativo prêmio em dinheiro para as equipes que avançam nas fases, também oferece ao campeão um lugar na fase de grupos da Copa Libertadores do ano seguinte, ampliando a importância de uma boa performance no torneio.