O desastre causado pelas fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul obrigaram a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a tomar uma atitude em relação a suas competições e suspender as partidas que envolvem times do estado. Grêmio, Internacional e Juventude, portanto, terão jogos dos próximos 20 dias adiados pela entidade.
O Flamengo enfrentaria o Grêmio no dia 25 ou 26 de maio, confronto que não irá acontecer na data prevista. A CBF ainda não se manifestou quanto às novas datas das partidas suspensas.
Jogos adiados
- 11/05 – Atlético-MG x Grêmio
- 13/05 – Internacional x Juventude
- 19/05 – Fluminense x Juventude
- 19/05 – Cuiabá x Internacional
- 19/05 – Grêmio x Bragantino
- 25 ou 26/05 – Flamengo x Grêmio
- 25/05 – Internacional x São Paulo
- 26/05 – Juventude x Vitória
Vale destacar ainda que o Rio Grande do Sul precisará de um período para se estabilizar devido aos grandes estragos sofridos pela população, que atualmente vive em estado de calamidade pública. Por isso, ainda não se sabe se o período de 20 dias será suficiente ou estendido.
Caso a CBF suspenda mais jogos, o Flamengo pode ter partidas contra Juventude (pré-agendada para 19 ou 20 de junho), e até mesmo Internacional (06 ou 07 de julho), adiadas.
“Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF manifesta sua total solidariedade à população gaúcha e reforça que o foco atual é o atendimento às suas necessidades imediatas e emergenciais.
A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima.
Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.”