Na receita para iniciar com sucesso e invencibilidade no São Paulo, conquistando cinco vitórias e um empate, o treinador Luis Zubeldía optou por colocar em prática suas ideias desde a apresentação, dando chances a jogadores que estavam sendo negligenciados no elenco. Um desses jogadores é o lateral-esquerdo Patryck, que era preterido pelo antigo técnico Thiago Carpini, chegando até a ser substituído na posição.
Desde então, Patryck conquistou uma sequência de três partidas como titular. Na coletiva de imprensa após o último jogo desta série, na vitória contra o Tricolor das Laranjeiras, o treinador explicou os motivos pelos quais decidiu apostar no jogador, sem se importar com as críticas anteriores.
Antes de ganhar uma vaga na equipe principal, Patryck estava atrás de Michel Araujo, que atuava improvisado na lateral quando o titular Welington não estava disponível.
— O bom que quando chega um treinador novo, como eu, é que não está contaminado pelas críticas que podem existir aos jogadores. Começo a tomar decisões não pelo que dizem, mas pelo que vejo. Se Patryck esteve em todas as Seleções de base, sub-17, sub-20, por que não pode jogar aqui?, questionou o técnico.
— Ele teve partidas boas e outras não tão boas, algo normal para um jogador jovem. É um jogador que tem sete anos de seleção nacional e de São Paulo na base. Todo um processo para que em cinco jogos seja descartado?, acrescentou
Considerado um dos talentos do São Paulo, Patryck foi chamado para as seleções sub-17 e sub-20.
Em 2021, aos 18 anos de idade, ele fez sua estreia no time principal do Tricolor paulista e já acumula 18 partidas disputadas e uma assistência.