Ainda restam duas vagas para a América do Sul
A equipe vencedora da Copa Libertadores de 2024 conquistará vaga em duas importantes competições futuras: a Copa Intercontinental em dezembro, que substitui o antigo Mundial de Clubes, e a primeira edição do novo Mundial de Clubes em 2025, que contará com a participação de 32 times e será realizado a cada quatro anos.
Já garantiram presença no novo torneio, programado para ocorrer nos EUA entre junho e julho do próximo ano, o Palmeiras, o Flamengo e o Fluminense, por terem conquistado a Libertadores em 2021, 2022 e 2023, respectivamente.
A Conmebol terá direito a mais três vagas no Mundial de 2025, e a seguir, o ge detalha como essas vagas podem ser definidas.
O campeão da Libertadores de 2024 vai para o Mundial de 2025?
Sim.
O que acontece se Palmeiras, Flamengo ou Fluminense ganharem a Libertadores em 2024?
As três posições restantes serão então decididas por ranking.
Times brasileiros podem se classificar via ranking?
NÃO! A FIFA estabeleceu um limite para o número de times em cada país. Atlético-MG, São Paulo, Botafogo e Grêmio só participarão do Mundia se conquistarem o título.
Quem lidera esse ranking hoje?
Hoje, os classificados seriam: Boca Juniors (71 pontos), River Plate (67 pontos) e Olimpia (57 pontos). Mas dois times (Boca e Olimpia) ,não fazem parte da Libertadores e correm sérios riscos de serem ultrapassados.
Quem pode ultrapassá-los?
De acordo com os regulamentos da FIFA, uma equipe pode marcar no máximo 49 pontos no ranking. Depois do Olimpia, os times com mais pontos são: Nacional (43), Independiente del Valle (41), Barcelona (40), Cerro Porteño (40), Estudiantes (30), Libertad (30), The Strongest (30), Bolívar (27), Talleres (27), Deportivo Táchira (25), Colo-Colo (22), Alianza Lima (14), LDU Quito (14), Peñarol (13), Junior (13), Caracas (12), Liverpool (10), Universidade (
Cada vitória na fase de grupos vale 3 pontos. E há três pontos de bônus pelo progresso em cada categoria.
Quem mais já está classificado para o torneio?
Campeões continentais: Manchester City, Al Ahly (Egito), Palmeiras, Flamengo, Al Hilal (Arábia Saudita), Real Madrid, Wydad Casablanca (Marrocos), Chelsea, Fluminense, Urawa Reds (Japão), León (México), Monterrey (México), Seattle Sounders (EUA)
Via ranking: Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Borussia Dortmund, Porto, Benfica, Juventus e Auckland City (Nova Zelândia).
E o campeão de 2025?
Não haverá mais tempo, pois a Copa do Mundo será realizada em junho e a Libertadores será decidida em novembro. O campeão continental de 2025 provavelmente terá vaga na Copa do Mundo de 2029.