Atualmente no Flamengo, zagueiro foi titular da Seleção Brasileira em 2014 durante a goleada para a Alemanha
No dia 8 de agosto, completaram-se 10 anos desde a fatídica goleada de 7 a 1 sofrida pelo Brasil contra a Alemanha. O jogo ocorreu no Mineirão, sendo parte da semifinal da Copa do Mundo de 2014. Naquela ocasião, a Seleção Brasileira contava com David Luiz em sua equipe, atualmente jogador do Flamengo mas à época atuando pelo Chelsea. O zagueiro foi mencionado pelo goleiro alemão Manuel Neuer ao recordar os espaços deixados pela equipe comandada por Felipão.
— Sabíamos que Neymar e Thiago Silva eram dois grandes desfalques e que o Brasil tinha perdido jogadores importantes na estrutura. E sabíamos que David Luiz era um defensor que gostava de avançar e, portanto, surgiriam lacunas. Sentamos com o treinador e ele nos preparou para que tivéssemos o nosso espaço nas entrelinhas e também em profundidade. E é por isso que era importante mantermos o nosso posicionamento para depois aproveitarmos as oportunidades — disse Neuer, em entrevista à Globo.
Mesmo tendo sido protagonista do maior vexame da história da Seleção, David Luiz vive um dos melhores momentos de sua carreira no Flamengo. Aos 37 anos, o zagueiro recuperou a titularidade e fez Léo Pereira, destaque do Rubro-Negro neste ano, se tornar reserva. Até agora no Campeonato Brasileiro, o defensor disputou 17 partidas e marcou dois gols.
Na próxima quinta-feira (11), o Flamengo enfrentará o Fortaleza pela 16ª rodada do Brasileirão, e David Luiz é cogitado para iniciar como titular. O zagueiro participou dos últimos 10 jogos da equipe carioca, sendo titular em nove deles.
Após empatar o Cuiabá no último sábado (06), líder do Brasileirão com 31 pontos o Rubro-Negro busca uma vitória para ampliar vantagem no Campeonato.
Calendário de julho
Depois de encerrar junho com perspectivas positivas, o Flamengo entrará na maratona em julho. Porém, o Rubro-Negro tem enfrentado momentos muito ruins. Isto porque entre os sete jogos que o Mengão vai disputar este mês, existirão intervalos entre uma partida, sendo o intervalo mais longo de sete dias e o mais curto de três.
Veja os jogos do Flamengo em julho:
- 03/07 – Atlético-MG 2×4 Flamengo – Vitória
- 06/07 – Flamengo 1×1 Cuiabá – Empate
- 10/07 – Flamengo x Fortaleza | Maracanã
- 17/07 – Internacional x Flamengo | Beira-Rio
- 20/07 – Flamengo x Criciúma | Mané Garrincha
- 24/07 – Vitória x Flamengo | Barradão
- 27/07 – Flamengo x Atlético-GO | Maracanã