Tricolor anuncia a contratação de Marcos Antônio para o restante da temporada 2024
O São Paulo anunciou nesta terça-feira a chegada do meio-campista Marcos Antônio, jogador de 24 anos que pertence à Lazio, da Itália. O atleta, também cobiçado pelo Flamengo, chega por empréstimo de um ano, válido até 30 de junho de 2025.
— É um momento de muita alegria e felicidade, um sentimento diferente. Estou feliz com a oportunidade de defender o São Paulo e espero ajudar os meus novos companheiros. Vamos jogar junto com a nossa torcida para conquistar os objetivos do clube, disse Marcos Antônio.
Para assegurar a vinda de Marcos Antônio, o São Paulo pagará 150 mil euros (aproximadamente R$ 906 mil). O contrato inclui uma cláusula de compra obrigatória caso o jogador participe de 50% dos jogos durante o período de empréstimo, com pelo menos 45 minutos em campo em cada partida. Nesse cenário, o clube paulista deverá desembolsar 4,2 milhões de euros (cerca de R$ 25,3 milhões), valor que seria parcelado ao longo de três anos, de 2025 a 2027.
Marcos Antônio estava emprestado ao PAOK, da Grécia, e chega ao São Paulo para substituir Alisson, que sofreu uma fratura no tornozelo direito e precisou passar por cirurgia. Formado nas categorias de base do Athletico-PR, o meio-campista fez carreira na Europa, começando no Estoril Praia, de Portugal, em 2018. Posteriormente, passou por Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, Lazio, da Itália, e PAOK, da Grécia.
No Shakhtar Donetsk, onde atuou de 2018 a 2023, Marcos Antônio disputou 102 partidas, marcou oito gols e deu cinco assistências. Seus bons desempenhos na Ucrânia o levaram à Lazio, mas ele não conseguiu se firmar no futebol italiano, jogando apenas 22 vezes, com um gol e uma assistência, antes de ser emprestado ao PAOK. Na última temporada europeia (2023/2024), ele entrou em campo 17 vezes e marcou três gols.
Além da contratação de Marcos Antônio, o São Paulo ainda busca reforçar seu elenco com a chegada de um primeiro volante para substituir Pablo Maia, que também se recupera de lesão. Thiago Mendes, atualmente no Al-Rayyan, do Catar, é o principal alvo, mas as negociações têm sido complicadas devido às exigências do clube catariano.