Na janela de transferências do começo do ano, um dos focos do Flamengo era a contratação de Luiz Henrique, que defendia o Betis. O Rubro-Negro até tentou a contratação do jogador, mas o time espanhol fez jogo duro e uma pedida de 18 milhões de euros pelo atacante – R$ 97 milhões à época. A alta pedida impediu um acordo, e o atleta acertou com o Botafogo.
- Luiz Henrique quebra silêncio ao ser questionado sobre o Flamengo
- A declaração de Luiz Araújo antes da partida contra o Fortaleza
Sem Luiz Henrique, o Flamengo investiu as fichas em outro Luiz, desta vez, o Araújo, que jogava no Atlanta United, da MLS. Na ocasião, o atacante foi o primeiro reforço da era Sampaoli, e custou aos cofres rubro-negros 9 milhões de euros, cerca de R$ 48 milhões.
Com os dois Luíses atuando em solo brasileiro, sendo Luiz Henrique titular do Botafogo, e Luiz Araújo que reveza entre “reserva de luxo” e titularidade, o portal estatístico Sofascore fez um comparativo entre o rendimento dos dois atletas no Brasileirão de 2024. No mano a mano, o jogador do Mengão leva a melhor.
Ambos os jogadores disputaram 17 partidas do Campeonato Brasileiro e também tem o mesmo número de gols: três cada um. Nas assistências, Luiz Araújo leva a melhor, com quatro, contra três de Luiz Henrique. Dessa forma, as participações em gols do camisa 22 do Flamengo também são superiores: 7 a 6.
No quesito “minutos para participar de um gol”, Luiz Araújo também leva a melhor, visto que precisa de 161 minutos, enquanto Luiz Henrique precisa de 191′. Nos passes decisivos, mais um ponto positivo pro atleta rubro-negro: 20. O atacante alvinegro anotou 13.
Luiz Araújo também tem mais grandes chances criadas no torneio nacional, com sete. Luiz Henrique, por sua vez, criou apenas três. No número de dribles, o atleta do Flamengo concluiu 26, enquanto o do Botafogo teve êxito em 17.
Na nota Sofascore, que avalia as performances dos jogadores e elabora uma média em relação aos quesitos, Luiz Araújo tem 7.38, enquanto Luiz Henrique tem 6.95.
Em janeiro deste, época em que foi contratado, Luiz Henrique foi a maior contratação da história do Botafogo, que investiu 20 milhões de euros pelo jogador (somados metas e bônus pré-determinados em contrato). Já Luiz Araújo, que chegou ao Flamengo em 2023, era a nona contratação mais cara do futebol brasileiro na época.
Em lados opostos, Luiz Henrique e Luiz Araújo têm desempenhos bem distintos, mas lutam pelo mesmo objetivo no Brasileirão 2024: o título. O Botafogo é o atual líder do torneio, com 39 pontos. O Flamengo, por sua vez, tem 34 pontos e está na terceira posição.