O Flamengo venceu o Atlético-GO por 2 a 0 neste domingo (28), em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marcou não apenas um bom resultado do Rubro-Negro, mas também a primeira participação de uma nova contratação do Mengo.
- A declaração de Luiz Fernando após a derrota do Atlético-GO para o Flamengo
- A declaração de Arrascaeta após vitória do Flamengo
Novo auxiliar técnico de Tite, Vinícius Bergantin, ex-Ferroviária, esteve no Maracanã neste domingo (28). O treinador foi contratado para ajudar no trabalho defensivo do Rubro-Negro. O trabalho de Bergantin agradou a Adenor, e as negociações foram abertas.
Vale destacar que a chegada de Vinícius Bergantin não acarretará na saída de nenhum membro da comissão técnica, ou seja, é um reforço, sem saídas. A consistência defensiva do Ferroviária foi o que chamou a atenção de Tite.
A Ferroviária de Vinícius disputava a terceira divisão nacional e tinha a melhor defesa da competição, com apenas cinco gols sofridos em 13 jogos. O clube ficou, ainda, por oito partidas consecutivas sem ser vazado.
Até o acerto do técnico, a Ferroviária tinha apenas uma derrota no ano, pela primeira fase da Série A2 do Campeonato Paulista. O clube só não disputou a chance de acesso porque foi derrotado nos pênaltis Juventus-SP, em jogo válido pelas quartas de final. Em 26 jogos, foram 12 vitórias, 13 empates e uma derrota.
Com a nova contratação, a expectativa é evoluir o aproveitamento do sistema defensivo do Flamengo. Se no Campeonato Carioca a equipe se destacou no quesito e terminou o torneio com a melhor defesa, com o decorrer da temporada a estabilidade não foi continuada.
Pelo Brasileirão, por exemplo, o Flamengo tem 19 jogos e 19 gols sofridos, uma média de um tento contra por jogo. Portanto, a vinda de Vinícius é com a tentativa de voltar a evoluir no quesito e manter o Fla mais consistente defensivamente.