É indiscutível que o calendário do futebol brasileiro possui mais jogos que os demais países que possuem futebol de alto rendimento. A elite do esporte nacional sofre bastante com o excesso de compromissos.
Técnico do Flamengo, Tite voltou a falar sobre o assunto no último final de semana. Após perder para o São Paulo jogando com escalação praticamente toda alternativa, o Rubro-Negro não conseguiu ter um bom desempenho, perdendo para o adversário no Morumbis.
Tite destacou a agenda cheia do Flamengo e a falta de tempo para recuperar os atletas e ajustar suas estratégias para os confrontos. O técnico chamou atenção da CBF sobre o tema.
— Nós viemos com um grupo todo que trouxe o Flamengo à liderança durante todo esses 20 jogos. Ela não tem individualidade, ela tem o conjunto dela que ele é importante. Um fato significativo é que nós jogamos o terceiro jogo em 6 dias e é impossível tu manter performance, corre-se o risco de lesões graves, de machucar, do atleta ficar fora um tempão sem jogar.
— Isso já foi assim contra o Palestino, isso já foi contra o Juventude, isso já foi contra o Cuiabá em Cuiabá. Então há um cuidado em poupar atletas. Porque não tem condição humana de manter fisicamente performance desse nível, e todos nós temos construído essa campanha. Então não tem individualidade. Só para pegar um detalhe, no segundo tempo, as duas finalizações que teve a chance de finalizar foi com Wesley e foi com o Ortiz numa tomada de bola no campo adversário. Então o dado estatístico é claro.
Assista à declaração de Tite:
Os jogadores poupados na partida contra o São Paulo devem estar à disposição do treinador no confronto de volta contra o Palmeiras, quando as equipes disputam uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
O Flamengo venceu o jogo de ida por 2 a 0 em casa, garantindo uma vantagem importantíssima no embate. Nesta quarta-feira (7), o duelo acontece na casa do adversário, que precisará correr muito atrás do resultado para ultrapassar o Fla no placar.