Flamengo de olho na taça!
Com a conclusão dos jogos da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024, a disputa pelo título da Série A continua intensa. Pelo menos seis times possuem uma chance de 1% de levar o troféu nesta temporada.
- Técnico do Flamengo, Tite rebate Abel Ferreira, do Palmeiras
- Toma lá, dá cá! Flamengo dá troca em Leila Pereira, do Palmeiras
Fortaleza e São Paulo se destacaram com os resultados dessa rodada, ampliando suas possibilidades na corrida pelo título do Brasileirão. O Fortaleza venceu o Criciúma em casa e assumiu a vice-liderança do Flamengo, quase triplicando suas chances de conquistar o campeonato: seu potencial subiu para 12,15%, após ter encerrado a rodada anterior com apenas 4,25%.
Já o São Paulo garantiu uma vitória apertada contra o Atlético-GO (1 a 0), elevando sua probabilidade de ser campeão para 7,18%, praticamente dobrando os 3,76% que tinha na rodada anterior.
Ambas as equipes se beneficiaram da derrota do Botafogo para o Juventude (3 a 2) e do empate entre Flamengo e Palmeiras (1 a 1).
Logo após o termino do jogo e o empate com o Palmeiras, Tite, técnico do Flamengo, expressou satisfação com o desempenho de sua equipe. Essa declaração faz sentido e está relacionada ao fato de que o Flamengo ainda possui chances consideráveis de se sagrar campeão do Brasileirão neste ano.
Fortaleza e Flamengo tiveram seus jogos fora de casa contra o Internacional adiados, resultando em uma partida a mais para cada um deles. Atualmente, o Botafogo soma 43 pontos e 13 vitórias em 22 jogos, já o Fortaleza possui 42 pontos e o Flamengo, 41, ambos com 12 vitórias em 21 partidas.
A análise dos dados dessas equipes revela as variações no desempenho em campo. no setor ofensivo, por exemplo, o Flamengo realizou 287 finalizações, alcançando a quinta maior média por jogo (13,7) entre os 20 clubes da Série A, além de registrar a segunda melhor eficiência ofensiva, marcando um gol para cada 8,2 tentativas.
O Flamengo conseguiu marcar 35 gols, enquanto o Fortaleza anotou 27. As diferenças nas defesas seguem a mesma tendência, mas será fundamental entender como essas equipes manterão essa performance nas próximas partidas.
As probabilidades são calculadas por meio de modelos estatísticos desenvolvidos pelo economista Bruno Imaizumi, utilizando microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram estudadas as características de 108.038 finalizações e os resultados de 4.387 jogos dos Campeonatos Brasileiros, que servem como referência para avaliar a eficiência atual das equipes tanto no ataque quanto na defesa, baseando-se na métrica internacionalmente reconhecida de expectativa de gol (xG).