Flamengo conta com ‘trunfo’ para o jogo contra o Bolívar

Flamengo enfrentando o Bolívar na Libertadores - Getty Images

Na próxima quinta-feira (15), o Flamengo vai enfrentar o Bolívar, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores da América. A partida será disputada no Maracanã, e o Mengo precisa usar o fator casa para garantir vantagem na luta pela classificação.

Nesse cenário, além de jogar em seus domínios, o Flamengo tem outro ‘trunfo’ para a partida: o goleiro adversário. Isso porque Carlos Lampe tem uma média de três gols sofridos por jogo contra o Rubro-Negro.

Em 12 jogos disputados entre Carlos Lampe e o Flamengo, o goleiro foi vazado em 12 oportunidades. O alto número de gols sofridos liga esperança do Rubro-Negro, que como citado, vai jogar no Maracanã. Dono de um excelente e fulminante ataque, o Fla pode aproveitar a ‘falha’ adversária para garantir um bom resultado.

No melhor cenário, o Flamengo precisa golear o Bolívar. Isso porque o placar agregado das duas partidas vai definir o classificado para as quartas de final da Libertadores, e o segundo e decisivo jogo será disputado na altitude de La Paz.

O estádio do Bolívar é o Hernando Siles, que fica a 3.640m de altitude, fator que prejudica – e muito – o desempenho dos clubes brasileiros no geral. Cabe ressaltar que o preparador físico Fábio Mahseredjian, que integra a equipe de Tite, é especialista em altitude.

Outro ponto a se destacar é que Flamengo e Bolívar vão se encontrar pela segunda vez nesta edição da Libertadores. Na fase de grupos, ambos os times eram do Grupo E, e os bolivianos terminaram em primeiro lugar, com 13 pontos, e o Fla na segunda posição, com 10.

Como eram do mesmo grupo, Flamengo e Bolívar já se enfrentaram duas vezes nesta Libertadores. O primeiro confronto, válido pela terceira rodada, foi disputado em La Paz, e o Bolívar venceu por 2 a 1. No Maracanã, pela quinta jornada, o Mengo goleou: 4 a 0.

Seguindo o cenário já apresentado pelos clubes, o Flamengo precisa repetir a performance da fase de grupos e, na melhor das hipóteses, garantir uma goleada no Maracanã. Com o apoio da Nação, o Fla vai em busca da classificação. A partida será disputada às 21h30 (de Brasília).