O Santos conseguiu um acordo na Câmara Nacional de Resoluções de Disputa (CNRD) para que não sofresse mais com as possíveis punições da Fifa.
- Santos fecha acordo por 150 milhões
- A declaração de Marcelo Teixeira sobre o novo departamento de scout do Santos
Seguindo esse contexto, o acordo envolve dívidas em 17 processos, que serão quitados de acordo com o fluxo de caixa do Peixe, sem que o clube seja novamente exposto ao “transfer ban”.
O que é transfer ban?
O transfer ban é uma punição administrativa imposta quando há infração grave relacionada às regras e práticas do regulamento da Fifa, que hoje é a entidade máxima do futebol mundial.
Com isso, essa punição impede com que o clube possa registrar novos atletas até que faça o pagamento total da dívida cobrada.
Quais são as dívidas?
O processo mais iminente é o de Uribe, que cobra, em valor atualizado, mais de R$ 25 milhões do clube, em ação que tramita desde 2020, quando o jogador rescindiu seu contrato alegando falta de pagamento de salário, fundo de garantia e direitos de imagem.
Assim, as outras dívidas são: uma com o Krasnodar, da Rússia, pela aquisição de Cueva. Outra com o ex-treinador Fabián Bustos, outra com seu auxiliar técnico, e outra pela compra de Carabajal.
Todos os problemas citados acabaram gerando sanções na Fifa, solucionadas na atual gestão. Agora cabe ao Santos, com o acordo na CNRD, procurar os credores e negociar soluções para que os processos não se arrastem ainda mais.