O técnico refletiu sobre a necessidade de simplificar o jogo
Após a derrota diante do líder do Campeonato Brasileiro, o técnico Pedro Caixinha fez uma análise sobre os desafios que o Red Bull Bragantino tem enfrentado, principalmente no que diz respeito ao sistema defensivo e à eficácia nas duas áreas. Caixinha reconheceu que os erros cometidos têm sido um fator para os resultados recentes, mas ressaltou que esses erros não se limitam apenas à defesa.
“Volto a falar da questão do sistema defensivo, mas não para pontuar ou individualizar. Às vezes, o jogador está com a bola, quer dar um drible, perde a bola ou chuta para a lateral. O jogador fica indeciso. Acho que é o momento de simplificar, fazer o básico, o ‘feijão com arroz’, para evitar dar essas oportunidades ao adversário, porque as coisas não estão funcionando”, comentou Caixinha.
O treinador destacou que os problemas enfrentados pela equipe não se resumem à defesa.
“Estamos a falhar nas duas áreas. Se os erros que cometemos na defesa também não tivessem sido cometidos no ataque, provavelmente estaríamos falando de outro resultado. Não podemos dizer que são só de natureza defensiva quando temos situações claras de fazer gol e esses gols não acontecem. É um todo, e a equipe tem que ter a capacidade de reagir como um todo”, explicou.
Caixinha também ressaltou a importância de jogar de forma mais coletiva e em bloco, destacando que o time precisa retomar a confiança para voltar a vencer.
“Temos que voltar a fazer gol, evitar que esses gols aconteçam contra nós, e fazer as coisas de uma maneira mais sólida, como equipe. O jogo tem dois momentos, e precisamos ser mais fortes quando não temos a bola, não apenas a linha defensiva, mas todos. No ano passado, tínhamos uma solidez defensiva que era resultado do comportamento de toda a equipe, e também éramos a equipe que mais criava situações de finalização”, relembrou.
Apesar do momento difícil, Caixinha manteve o otimismo.
“Eu sou normalmente sempre positivo, e a experiência de vida no futebol nos ensina que isso faz parte do jogo. Continuando a trabalhar da forma como estamos, com essa capacidade de reação, acredito que o sol vai aparecer e que vamos ganhar jogos num futuro muito próximo. Essa é claramente a minha convicção”, concluiu o treinador.