Conheça o maior estádio do mundo, que está sendo construído para a Copa de 2030

Taça da Copa do Mundo da FIFA (Foto: Reprodução/Instagram)

Os escritórios de arquitetura Oualalou+Choi e Populous revelaram as novas imagens do Grand Stade Hassan II, em Marrocos, esse está sendo um projeto ambicioso que promete ser eleito o maior estádio de futebol do mundo.

Com isso, esse estádio está localizado em El Mansouria, na província de Benslimane, a 38 km ao norte de Casablanca. O estádio terá capacidade para 115 mil espectadores e será um marco na arquitetura esportiva.

imagem_2024-08-22_172708342

Seguindo esse contexto, a inspiração do estádio será na tradicional reunião social marroquina chamada “moussem”, o design do estádio destaca-se por um grande telhado em formato de tenda, cobrindo toda a estrutura.

Cada lado da arena abrigará até 29,5 mil pessoas, oferecendo uma experiência imersiva, com campo que será cercado por jardins elevados, posicionados a 28 metros de altura, enquanto outros jardins botânicos serão situados no nível do solo, proporcionando uma conexão entre o esporte e a natureza.

imagem_2024-08-22_172700048

A preparação para as obras de terraplanagem já está em andamento, e o financiamento público para a construção foi aprovado em outubro do ano passado, garantindo que o estádio avance conforme planejado. Porém, os valores não foram divulgados por nenhuma das partes.

O que é terraplanagem

A terraplanagem é um conjunto de operações de escavação, movimentação e compactação do solo que têm por finalidade a transformação do terreno para uma obra específica, como neste caso, a do estádio.

Copa do Mundo de 2030

O Grand Stade Hassan II será um dos palcos da Copa do Mundo de 2030, que será realizada em um formato inédito, com jogos espalhados por países: Espanha, Portugal, Marrocos, Argentina, Paraguai e Uruguai.

imagem_2024-08-22_172712332

Embora a maior parte das partidas ocorra na Espanha, o Marrocos terá uma presença significativa no evento. A candidatura conjunta de Espanha, Portugal e Marrocos inclui 17 cidades, com 20 estádios propostos, sendo um em cada cidade marroquina, três em Portugal e onze na Espanha.

Veja a capacidade dos estádios do Marrocos para a Copa: