Barcelona busca aliviar orçamento e empresta Clément Lenglet ao Atlético de Madrid
O Barcelona continua sua movimentação no mercado de transferências para ajustar suas finanças e se adequar ao orçamento imposto pela LaLiga. Na manhã desta segunda-feira (26), o clube catalão oficializou o empréstimo do zagueiro Clément Lenglet ao Atlético de Madrid por uma temporada. A operação renderá ao Barça cerca de 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 18 milhões), aliviando a folha salarial e possibilitando novas movimentações no mercado.
- Oficial! Atlético de Madrid anuncia atacante ex-Grêmio
- Ele vai deixar o Manchester City para assinar com o Atlético de Madrid
A saída de Lenglet é mais um passo na tentativa do Barcelona de equilibrar suas contas e, finalmente, inscrever Dani Olmo, um dos principais reforços para a temporada, que ainda não pôde ser registrado para disputar as duas primeiras rodadas do Campeonato Espanhol. O clube tem enfrentado dificuldades para cumprir os requisitos financeiros da LaLiga, obrigando-o a se desfazer de alguns jogadores.
Nos últimos dias, o Barça já havia tomado medidas drásticas, como a liberação de Ilkay Gündogan para retornar ao Manchester City sem custos de transferência e o empréstimo do jovem brasileiro Vitor Roque ao Real Betis para a próxima temporada.
Lenglet, que chegou ao Barcelona em 2018, tem sido constantemente emprestado desde 2022, passando por clubes como Tottenham e Aston Villa.
Requisitos da LaLiga
As regras de fair play financeiro na LaLiga são projetadas para garantir a sustentabilidade financeira dos clubes e evitar gastos excessivos.
- Limite de gastos: Os clubes devem operar dentro de um teto salarial determinado com base em suas receitas. Isso inclui salários de jogadores, comissão técnica e outros custos operacionais.
- Controle de dívidas: Os clubes devem manter suas dívidas sob controle e não podem ter um déficit superior a 5 milhões de euros em três temporadas, com algumas flexibilizações dependendo da situação financeira específica do clube.
- Investimentos em transferências: Recentemente, a LaLiga ajustou suas regras, permitindo que clubes que excederam o teto de gastos possam usar 50% do que economizarem ou arrecadarem na contratação de novos jogadores. Se a economia feita com a saída de um jogador alcançar 5% do teto de gastos, será permitido investir até 60% em reforços.
- Transparência e prestação de contas: Os clubes devem fazer uma prestação de contas ao final de cada temporada, garantindo que todas as operações financeiras sejam transparentes e dentro dos limites estabelecidos.
Fusca chinês será vendido no Brasil
Além disso, o portal Gávea News também está produzindo conteúdos relacionados ao setor automotivo. Em outras palavras, se você deseja se manter bem informado sobre esse assunto, clique aqui para acessar exclusivamente as notícias dessa categoria. Assim sendo, nós publicamos duas notícias de destaque: Carros populares com manutenção cara e complicada, e Fusca ‘alternativo’ começará a ser vendido no Brasil (veja fotos).