Eugênio Franco vem de um ciclo vitorioso e, em sua estreia nos Jogos Paralímpicos, o atleta tentará levar o Brasil ao pódio no tiro com arco pela primeira vez.
- Veja o valor da premiação dos atletas paralímpicos em Paris 2024
- Futebol de cegos: maior campeão paralímpico, Brasil mira hexa em Paris
O atleta paralímpico deu uma declaração ao portal de notícias esportivas GE, onde Eugênio Franco resumiu a experiência que tem vivido em Paris: “Sensação muito agradável de estar onde me preparei para chegar”, disse.
Quem é Eugênio Franco
Nascido na cidade de Beberibe, no Ceará, em 15 de dezembro de 1959. O cearense disputará sua primeira edição de Paralimpíadas. Assim, aos 64 anos, se torna o membro mais velho da delegação brasileira nos jogos, onde buscará uma medalha inédita para o país no tiro com arco.
Formado em enfermagem, o cearense fez pós-doutorado em Portugal e, durante o inverno europeu, buscou uma atividade física no local em que estava. Começando a trajetória de Eugênio como arqueiro no ano de 2011.
Na época, ele encarava sintomas, mas ainda não tinha sido diagnosticado com espondilite anquilosante, uma inflamação que atinge articulações da coluna e de outras partes do corpo, gerando comprometimento neuromuscular.
Conforme o tempo foi passando em Portugal, Eugénio passou a tratar outros problemas, como hipertensão arterial, diabetes, Doença de Parkinson e artrose avançada. Porém a ligação de Eugênio com o esporte se fortaleceu com treinos e competições de tiro com arco passando a fazer parte da rotina.
“Hoje, o esporte representa grande parte das atividades do meu dia a dia. Isso me proporciona os exercícios indispensáveis à minha condição física, diminuindo as dores crônicas e melhorando a mobilidade”, comentou Eugênio.
Hoje Eugênio é a classe W1 nas Paralimpíadas de Paris 2024, significando que está classe vai ser diretamente destinada aos atletas que possuem deficiências graves em três ou quatro membros do corpo todo.