Veja o valor de mercado de cada jogador
Na última sexta-feira (23), o técnico Dorival Jr convocou a seleção brasileira para a disputa de mais uma rodada das Eliminatórias da América do Sul. Em setembro, o Brasil enfrentará Equador e Paraguai. Dorival convocou alguns jogadores que atuam no futebol brasileiro, mas os principais destaques atuam na Europa. Abaixo você verá os jogadores mais valiosos da seleção.
- Estêvão, Thiago Almada, André, Pedro, Nicolás de la Cruz, Paulinho: os jogadores mais valiosos do Brasil
- Porque o Brasil é referencia na paraolimpíadas e nas olimpíadas não
Vini Jr
O atacante Vini Jr, do Real Madrid é o jogador mais valioso desta convocação da seleção brasileira. Seu valor de mercado atualmente é de 180 milhões de euros. Em 2017, o Real Madrid adquiriu o jogador revelado pelo Flamengo por um valor de aproximadamente 45 milhões de euros. Vini foi apresentado aos torcedores no Estádio Santiago Bernabéu, em agosto de 2018. Vini soma convocações pela seleção de base, nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20. Sua estreia na seleção principal, foi em 2019 e Vini já disputou 33 jogos, com cinco gols marcados.
Rodrygo
Em segundo aparece Rodrygo, também do Real Madrid, que custa cerca de 110 milhões de euros. O atacante ou meia, chegou ao clube espanhol em junho de 2019 e custou 45 milhões de euros aos cofres do time Merengue. Rodrygo também estreou pela seleção principal em 2019 e conta com seis gols em 27 partidas. Antes disso, passou pelo sub-15, sub-17, sub-20 e sub-23 de seu país.
Bruno Guimarães
Bruno Guimarães, do Newcastle, da Inglaterra, é o terceiro da lista, com seu valor de 85 milhões de euros. A primeira convocação do volante foi para o sub-23 da seleção brasileira em 2019, com o técnico André Jardine, que voltaria a chama-lo para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. Pelo time principal, Bruno estreou em 2020 e fez 26 partidas, com um gol marcado.
Gabriel Magalhães
Em quarto está o zagueiro Gabriel Magalhães, que atualmente está com um valor de 70 milhões de euros. O zagueiro hoje do Arsenal, teve sua primeira convocação em 2016 para o time sub-20. Em 2020 jogou pelo sub-23 e sua estreia pela seleção principal foi em 2023, com Fernando Diniz. Magalhães até aqui soma sete gols e um gol marcado.
Lucas Paquetá
O meia-atacante Lucas Paquetá, ocupa a quinta posição desta lista. O jogador que atualmente defende o West Ham, da Inglaterra, tem seu valor de mercado avaliado em 65 milhões de euros. Em 2016, Paquetá foi convocado para o sub-20, onde soma um gol em oito partidas. Pela seleção principal, atuou pela primeira vez em 2018 com Tite e anotou 11 gols em 50 partidas.
Eder Militão
O zagueiro Eder Militão, que também defende a equipe do Real Madrid, possui seu passe avaliado em 60 milhões de euros. Militão foi convocado para as categorias sub-17 e sub-20, mas não chegou a atuar. Pelo time principal, sua estreia foi em setembro de 2018 e de lá pra cá soma 35 jogos e dois gols anotados.
Endrick
Em sétimo aparece o atacante Endrick, que chegou recentemente ao Real Madrid. Seu valor de mercado é de cerca de 60 milhões de euros. Em abril de 2022, o atacante fez sua estreia pelo sub-17 do Brasil e disputou quatro jogos, com cinco gols feitos. Pela seleção principal, estreou em novembro de 2023 com Diniz no comando e somando a passagem com Dorival até aqui, o jogador tem três gols em dez partidas. Endrick também foi convocado para o sub-20, mas não chegou a jogar.
Marquinhos
O zagueiro Marquinhos, do Paris Saint Germain, é o oitavo colocado da lista e tem seu passe em 50 milhões de euros. O jogador fez sua estreia pela seleção principal em 2013, com Luiz Felipe Scolari como treinador e soma sete gols em 89 jogos disputados. O zagueiro também foi convocado para as categorias sub-17, sub-20 e sub-23. Marquinhos foi campeão olímpico em 2016.
Savinho
O atacante Savinho, recém-chegado no Manchester City, tem seu valor de mercado também em 50 milhões de euros. O atleta foi convocado para as categorias sub-17, sub-18 e sub-20, além da equipe principal e fez sua estreia em março de 2024. Savinho soma sete partidas disputadas e um gol marcado.
Em 6 de setembro, a seleção brasileira enfrenta o Equador no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. No dia 10, é a vez de visitar o Paraguai, em Assunção. No momento, o Brasil ocupa a sexta posição com sete pontos conquistados. Em seis jogos, o Brasil soma duas vitórias, um empate e três derrotas.