Clube saudita precisa negociar um jogador estrangeiro para incluir o brasileiro na lista de inscritos da liga local
O Al-Hilal, um dos clubes mais tradicionais da Arábia Saudita, vive um dilema para a nova temporada do Campeonato Saudita. A Federação Saudita de Futebol permitiu que cada equipe inscrevesse até 10 jogadores estrangeiros, desde que dois deles sejam nascidos a partir de 2003.
- Com jogador do Brasileirão, Neymar elege seu time de futebol ideal
- Ex-Manchester City é o novo reforço do Al-Hilal
No entanto, o elenco atual do Al-Hilal possui nove jogadores estrangeiros, todos acima dos 21 anos, o que deixa o clube em uma situação complicada para inscrever Neymar, sua principal estrela.
Com a chegada do lateral João Cancelo, ex-Barcelona e Manchester City, o Al-Hilal ficou com um total de nove atletas estrangeiros, ultrapassando o limite de oito jogadores nascidos fora da Arábia Saudita para a inscrição na liga local. Inicialmente, esperava-se que a saída de Michael para o Flamengo liberasse uma vaga para Neymar, mas a contratação de Cancelo criou um impasse.
A três dias do fechamento da janela de transferências, o clube precisa decidir quem irá negociar para abrir espaço para Neymar, que ainda está se recuperando de uma lesão séria. O lateral Renan Lodi, contratado em janeiro, é um dos principais candidatos a ser negociado. Segundo a imprensa saudita, Lodi teria recebido ofertas do futebol turco, o que poderia facilitar sua saída.
A situação é ainda mais pressionada pela torcida do Al-Hilal, que tem feito campanha nas redes sociais para que o clube libere Lodi e inscreva Neymar na liga. A possibilidade de não contar com Neymar até janeiro, quando se abre uma nova janela de transferências, preocupa os fãs e a comissão técnica liderada por Jorge Jesus.
Neymar, que se lesionou em outubro do ano passado em um jogo pela seleção brasileira contra o Uruguai, ainda está em recuperação e deve voltar a treinar com o grupo na segunda metade de setembro. Um retorno aos gramados é esperado para outubro, mas, sem a negociação de um estrangeiro, ele só poderá ser inscrito no Campeonato Saudita em janeiro.
Por enquanto, o Al-Hilal poderia utilizar Neymar na Champions League da Ásia, onde as regras para estrangeiros são menos restritivas. No torneio continental, cada clube pode inscrever 25 jogadores na fase inicial, com um limite de seis jogadores não nascidos no país para cada partida.