Santos receberá bolada por venda de Marcos Leonardo

Marcos Leonardo em ação pelo Santos (Foto: Karen Fontes/AFI/iShoot/Gazeta Press)

Marcos Leonardo está a caminho do Al-Hilal

Desde que deixou o Santos para se juntar ao Benfica, Marcos Leonardo tem impressionado com seu talento. Mesmo sem ser titular absoluto, o jovem atacante conseguiu deixar sua marca no clube português, acumulando sete gols e uma assistência em 23 partidas.

Seu desempenho atraiu o interesse de diversos clubes, incluindo o Arsenal, da Inglaterra, e, mais recentemente, o Al-Hilal, da Arábia Saudita.

A transferência de Marcos Leonardo para o Al-Hilal promete ser lucrativa não apenas para o jogador, mas também para o Santos. Quando o Peixe negociou o atacante com o Benfica, em janeiro de 2024, por 18 milhões de euros (cerca de R$ 96,33 milhões à época), o clube paulista garantiu 10% da “mais-valia” em uma futura venda por um valor superior.

Agora, com a proposta de 40 milhões de euros feita pelo clube saudita, o Santos tem direito a 10% sobre os 22 milhões de euros de lucro gerado, o que representa 2,2 milhões de euros.

Além dessa porcentagem, o Santos também receberá a taxa de clube formador, equivalente a 2,5% do valor total da transferência, acrescentando mais 1 milhão de euros ao montante. No total, o Alvinegro Praiano embolsará cerca de 3,2 milhões de euros (aproximadamente R$ 17 milhões) com a negociação do ex-jogador.

Marcos Leonardo, que tem apenas 21 anos, foi revelado pelo Santos e disputou 168 jogos pelo clube, marcando 54 gols e fornecendo nove assistências.

No Benfica, foram 24 jogos, oito gols e uma assistência. O atacante também se destacou pela seleção brasileira no Mundial Sub-23 em 2023, com cinco gols e uma assistência em cinco jogos.