A declaração de Tite sobre derrota para o Corinthians

Tite durante jogo entre Flamengo e São Paulo, no Morumbi, pelo Brasileirão 2024 (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

Neste domingo (1), Flamengo e Corinthians se enfrentaram na Neo Química Arena, em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Fla perdeu por 2 a 1, mas provisoriamente se manteve na quarta posição da classificação.

Ao final do confronto, o técnico Tite concedeu entrevista coletiva, analisou a postura do Flamengo na partida e lamentou o resultado. Nesse cenário, o treinador fez questão de destacar a necessidade de equilibrar a equipe.

— Nós temos que procurar o equilíbrio. As minhas equipes são equilibradas, elas não primam por uma ou outra situação. Se eu fosse me denominar, sou um técnico camaleão. Por quê? Porque não posso fazer o que imagino que é o melhor, tenho que me adaptar ao que as equipes têm. Se pegar minha história tem 3-5-2 no Grêmio, 4-4-2 no Caxias, 4-2-3-1, agora tem 4-1-4-1…

— Porque tenho que me adaptar, essa é minha função. E, dentro desses aspectos, equilibrá-la, de uma forma ou de outra. Inclusive de bola parada ou área. Hoje foi aérea, mas teve o cruzamento, teve a qualidade do adversário, do atacante do lado contrário que teve condição de fazer o gol. Foi uma jogada construída, não foi uma jogada de falha. Tem que olhar os dois aspectos -, concluiu o técnico.

Além disso, Tite foi questionado sobre as principais ações para a melhoria do Flamengo durante a Data-Fifa, visto que, desta vez, o calendário brasileiro será paralisado. Em entrevista, o treinador falou que o foco é recuperar jogadores.

Tem que voltar no padrão Palmeiras, padrão Bolívar, padrão Bragantino… Hoje se tivéssemos um pouquinho mais de lucidez na fase ofensiva teríamos feito mais gols. Vai recuperar os atletas machucados e ter um padrão de atuação desses jogos que citei.

Como citado, a Data-Fifa vai paralisar o Campeonato Brasileiro, e as equipes terão dias de folga para ajustar técnicas, táticas e recuperar jogadores. Neste cenário, o Flamengo só volta aos gramados no dia 12 de setembro, para enfrentar o Bahia, pelo segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil.

Pela Copa do Brasil, o Mengão venceu o primeiro confronto por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, e vai em busca da classificação no Maracanã. Pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo só volta aos gramados no dia 15 de setembro, para enfrentar o Vasco da Gama, pela 26ª torneio nacional.