O técnico português Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, mais conhecido como Pepa, desembarcou na noite deste domingo no Aeroporto Internacional do Recife para assinar contrato com o Sport. O treinador viajou diretamente de Lisboa para a capital pernambucana e deve ser anunciado oficialmente pelo clube nos próximos dias.
- Brasileiro é roubado na Itália após ser decisivo em partida na Europa
- Ele estava encostado no Cruzeiro mas agora vai ganhar oportunidades com Seabra
Pepa foi recepcionado por funcionários do Leão na chegada e, mesmo cumprimentando os jornalistas presentes, não concedeu entrevistas, seguindo a orientação da assessoria de imprensa do Sport.
O Sport enfrenta o Ituano nesta segunda-feira, em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, na Arena de Pernambuco. Inicialmente, o time será comandado pelo auxiliar César Lucena, que assumirá o papel de técnico interino até a oficialização de Pepa.
O treinador português, de 42 anos, tem no currículo uma passagem pelo Cruzeiro, onde assumiu o comando técnico em março de 2023, em seu primeiro trabalho no futebol brasileiro. Pepa esteve à frente da equipe mineira em 25 partidas, registrando sete vitórias, oito empates e 10 derrotas, o que resultou em um aproveitamento de 38%. Ele comandou o Cruzeiro em 21 jogos do Brasileirão e quatro confrontos pela Copa do Brasil.
Apesar de ter conseguido organizar a equipe em um curto período, especialmente no início do Brasileirão, o time não conseguiu manter o bom desempenho, o que culminou em uma sequência de resultados negativos e, posteriormente, na demissão do treinador em agosto de 2023.
Além da experiência no Cruzeiro, Pepa tem passagens por clubes tradicionais de Portugal, como Sanjoanense, Feirense, Moreirense, CD Tondela, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães. Fora de seu país natal, também comandou os sauditas Al-Tai e Al Ahli, sendo este último seu mais recente trabalho antes de aceitar o desafio de dirigir o Sport.