Ídolo máximo nas Alamedas
Abel Ferreira já fez história pelo Palmeiras. Afinal, em quase quatro anos, ele conquistou quase tudo o que foi possível pelo Verdão, se tornando ídolo dos torcedores e apontado por muitos como o melhor treinador de todos os tempos do clube paulista.
Desde outubro de 2020 são duas Copas Libertadores da América (2020 e 2021), dois Campeonatos Brasileiros (2022 e 2023), três Campeonatos Paulistas (2022, 2023 e 2024), uma Copa do Brasil (2020), uma Supercopa do Brasil (2023) e uma Recopa Sul-Americana (2022).
No entanto, de um tempo pra cá, ele deixou de ser unanimidade e hoje é contestado por muitos adeptos da equipe, chegando ao nível até de ser chamado de pardal por alguns deles.
A postura do treinador em alguns episódios também passou a incomodar muito. Seja em declarações polêmicas sobre o futebol brasileiro, ou em desentendimentos com jornalistas. Recentemente, ele se desculpou com uma jornalista por dizeres machistas, e realizou uma nota oficial a respeito.
Fim do ciclo está se aproximando?
Inclusive, o treinador português de 45 anos concedeu entrevista coletiva após a vitória do Palmeiras sobre o Athletico Paranaense, no último domingo (1° de setembro), pelo placar de 2 a 0, na Ligga Arena, no Paraná.
Em sua fala, o comandante falou que o seu ciclo pode estar acabando e declarou que crê que sua saída do Verdão tem data para acontecer: após o fim de seu contrato, em dezembro do ano de 2025.
“Se Deus quiser, e se tudo correr normalmente, vai encerrar em dezembro de 2025. Minha função enquanto estou aqui é preparar o presente e o futuro. E meu futuro no clube vai até 2025, não falta assim tanto tempo”, iniciou o comandante.
Ele foi além: “Mas independente do tempo em que estiver aqui, é com o (Anderson) Barros (diretor de futebol) e Leila (Pereira), como fizemos, projetar sempre a temporada seguinte na temporada atual. Fizemos assim ano passado e fazemos agora”, completou.
Maior técnico com jogos consecutivos
Vale salientar, ainda, que além dos títulos, Abel coleciona feitos atrás de feitos no Alviverde Paulista. Ele é o treinador com mais jogos consecutivos na história do Clube. São 307 partidas, com 175 vitórias, 75 empates e 56 derrotas durante todo esse tempo.