John Textor poderá sofrer punição severa do STJD

Textor durante coletiva de imprensa do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo FR)

John Textor tem dado a vida na sua trajetória como dono majoritário da SAF do Botafogo do Rio de Janeiro. Uma das suas maiores polêmicas, tem envolvimento com um suposto esquema de manipulação de resultados que ele denuncia ter acontecido no Brasileirão de 2023, ao qual o Botafogo perdeu para o Palmeiras após alcançar uma distância de 13 pontos para o segundo colocado.

Textor denunciou de forma rígida dizendo que tinha provas de que o Brasileirão foi manipulado, citou nomes, acusou equipes e depôs na CPI das apostas, no Senado Federal.

Agora, mais um capítulo envolvendo essa jornada pode acometer o dono do Botafogo. De acordo com o portal Fogão NET, Textor foi denunciado pela procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por falar em manipulação de resultados no brasileirão de 2023. Segundo o GE ele pode pegar até 27 meses de suspensão e ter que pagar uma multa de R$ 600 mil.

Ele foi denunciado 5 vezes no artigo 243-F de ofensa a honra do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), uma vez no artigo 221 (dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, à instauração de inquérito).

Em julho, um inquérito com relatoria do Mauro Marcelo de Lima pediu suspensão de 6 anos com multa de R$ 2 milhões a Textor.

Qual a próxima partida do Botafogo?

O Brasileirão e Copa do Brasil terá uma pausa essa semana devido a data FIFA. A seleção Brasileira se reúne para dois jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA 2026. Esse período de descanso será usado para conseguir consertar os erros que ainda existem no Botafogo visando o jogo do dia 14 de setembro, contra a equipe do Corinthians, no Nilton Santos.