Santos vende Weslley Patati ao Maccabi Tel Aviv e mantém 40% dos direitos econômicos
O Santos acertou no último domingo (01) a venda do atacante Weslley Patati, formado nas categorias de base do clube, para o Maccabi Tel Aviv, de Israel. O clube israelense fez uma oferta de 1,3 milhão de euros (aproximadamente R$ 8 milhões) por 60% dos direitos econômicos do jogador, enquanto o Santos manteve 40% dos direitos para uma futura venda.
Weslley Patati, que foi titular na derrota do Santos contra a Ponte Preta na última sexta-feira (29), não tinha lugar garantido na equipe principal sob o comando do técnico Fábio Carille, alternando entre a titularidade e o banco de reservas.
O jogador embarca ainda hoje para Israel, onde realizará exames médicos e assinará contrato com o Maccabi Tel Aviv, iniciando uma nova etapa em sua carreira.
Nascido no Maranhão, Weslley Patati chegou ao Santos em julho de 2019, superando dificuldades financeiras e ganhando o apelido “Patati” por usar chuteiras emprestadas que não eram do seu tamanho, em referência ao famoso palhaço.
O atacante rapidamente se destacou nas categorias de base do clube, sendo um dos principais nomes do Sub-20 em 2021, com seis gols no Campeonato Brasileiro Sub-20, o que lhe rendeu uma convocação para a Seleção Brasileira Sub-18.
Seu maior destaque veio na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022, onde ajudou o Santos a chegar às finais e assinou seu primeiro contrato profissional durante a competição. Ao todo, Patati disputou 33 jogos pelo time principal do Santos, marcando dois gols. Ele também acumulou números impressionantes na base, sendo o artilheiro do time Sub-20 no Campeonato Brasileiro da categoria em 2023, com 22 gols em 29 jogos.