O Flamengo, comandado pelo técnico Tite, enfrenta uma série de dificuldades devido ao grande número de jogadores lesionados. Mesmo assim, o clube carioca continua firme nas três principais competições do futebol brasileiro: o Campeonato Brasileiro, a Libertadores e a Copa do Brasil.
- 10 centroavantes sem contrato que poderiam substituir Pedro no Flamengo
- Fred Caldeira questiona atitude da diretoria do Flamengo
Com isso, apesar de estar classificado para as quartas de final da Copa do Brasil e da Libertadores, o time sofreu uma queda de desempenho no Brasileirão, principalmente após a derrota por 2 a 1 para o Corinthians. Atualmente, o Flamengo ocupa a quarta colocação na tabela, com 44 pontos, 6 a menos que o líder Botafogo.
Além disso, a diretoria do Flamengo cobrou a comissão técnica por melhores resultados em campo, visto que o desempenho da equipe caiu consideravelmente nos últimos jogos. Apesar do grande número de lesionados, os dirigentes acreditam que o elenco é suficientemente qualificado para apresentar um futebol de melhor qualidade nas partidas.
Baixas no elenco complicam a situação
O Flamengo tem sido muito afetado pela maratona de jogos no calendário do futebol brasileiro, o que gerou uma série de lesões em jogadores importantes. Nos últimos 30 dias, oito atletas se machucaram, três deles fora da temporada:
- Pedro – ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo
- Everton Cebolinha – rompimento no tendão de Aquiles
- Viña – lesão no ligamento cruzado do joelho direito e fratura da tíbia
- Arrascaeta – lesão na parte posterior da coxa esquerda
- Gabigol – lesão na parte posterior da coxa direita
- De La Cruz – lesão na parte posterior da coxa direita
- Michael – lesão na parte posterior da coxa direita
- Léo Pereira – entorse no joelho esquerdo
Vale destacar que Pedro se lesionou enquanto estava a serviço da Seleção Brasileira, durante um treino preparatório para o confronto contra o Equador pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Desse jeito, o Flamengo buscará uma indenização da FIFA por meio do programa de proteção aos clubes, que visa manter salário e outros gastos de jogadores que se machucam em competições internacionais.
Recuperação de lesionados durante Data FIFA
A paralisação para a data FIFA será fundamental para o Flamengo. Isso porque o clube pretende recuperar os jogadores lesionados e aprimorar o condicionamento físico dos reforços.
Assim, o próximo compromisso importante do Flamengo será no dia 12 de setembro, quando enfrentará o Bahia no Maracanã pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Com uma vitória por 1 a 0 no primeiro confronto na Arena Fonte Nova, o Flamengo chega com vantagem para garantir a classificação para as semifinais da competição.