Agência de antidoping comete erro inacreditável na Europa

Haaland vibra após marcar um gol pelo Manchester City (Foto: Matthew Childs/Reuters)

Erro em lista de antidoping da Noruega inclui lendas já falecidas

Uma situação inusitada ocorreu durante uma recente visita da Agência Antidoping da Noruega (ADNO) à seleção norueguesa de futebol. Entre os jogadores convocados para fornecer amostras de urina, além de Erling Haaland, estrela do Manchester City, apareceram nomes de dois grandes artilheiros da história do país: Jorgen Juve e Einar Gundersen. Ambos já faleceram há décadas – Juve em 1983 e Gundersen em 1962.

O técnico da Noruega, Stale Solbakken, compartilhou o incidente com bom humor em uma coletiva.

“Os seguintes jogadores foram selecionados para testes: Erling Braut Haaland, Jørgen Strand Larsen, Antonio Nusa, Oscar Bobb, Einar Gundersen e Jorgen Juve”, relatou Solbakken, relembrando o momento em que percebeu o erro.

“Então comecei a me perguntar. Esses eram os nomes que foram lidos, e era sério. Tivemos que ligar para a Anti-Doping Norway e perguntar: ‘Há uma câmera escondida?'”, disse.

A situação gerou risos no grupo, e Solbakken comentou de forma descontraída.

“Einar Gundersen e Jorgen Juve foram convocados. Era um pouco tarde. Testes negativos em ambos.” O treinador brincou ainda que a lista parecia ter sido baseada nos maiores artilheiros da história da Noruega, ao invés dos atletas atuais da seleção.

O diretor de comunicações da ADNO, Halvor Byfuglien, admitiu o erro e também se pronunciou com leveza sobre o ocorrido. “É difícil dizer o que aconteceu, mas normalmente acertamos melhor o alvo”, disse ele ao jornal VG.

“Tudo o que podemos fazer agora é admitir que estávamos errados. Podemos brincar sobre isso no escritório hoje e depois rever nossas rotinas daqui para frente”, finalizou

Apesar do equívoco, o incidente foi tratado com bom humor por todos os envolvidos, e as amostras corretas dos jogadores foram coletadas sem maiores problemas. A ADNO garantiu que revisará suas rotinas para evitar erros como este no futuro.