Memphis Depay revela motivo pessoal por não usar sobrenome no futebol
Memphis Depay, ou apenas Memphis. Essa é a forma como o atacante holandês prefere ser chamado dentro de campo, uma decisão que carrega uma forte questão familiar. Em uma entrevista à BBC, o jogador explicou o motivo por trás de sua escolha de não usar o sobrenome “Depay”, algo incomum no futebol europeu, onde o uso do sobrenome é tradicional para a maioria dos atletas.
- A declaração de LeBron James direcionada ao estádio do
- A declaração de Mauro Cezar sobre Depay no Corinthians
Memphis revelou que a decisão foi tomada ainda em 2012, como uma forma de se dissociar de seu pai, Dennis Depay, que o abandonou quando ele tinha apenas quatro anos de idade, na cidade de Roterdã, na Holanda. Criado por sua mãe, Cora, o jogador holandês admite que guarda ressentimentos em relação ao lado paterno, o que o levou a evitar o uso do sobrenome herdado ao nascer.
“Não me chame de Depay, pode me chamar de Memphis”, afirmou o jogador, deixando claro que a desassociação é definitiva.
“Não quero explicar o que aconteceu em casa, porque as pessoas ficariam envergonhadas. É assim que será, porque eu já segui em frente”, completou o atacante do Corinthians.
Durante a entrevista, Memphis mencionou que seu pai tentou uma reconciliação, mas o jogador escolheu seguir em frente, sem buscar um novo relacionamento com ele. A decisão de Memphis é uma marca de sua trajetória no futebol, onde ele busca ser identificado apenas pelo seu nome de batismo.
Revelado pelo PSV, da Holanda, Memphis Depay construiu uma carreira sólida na Europa, com passagens por grandes clubes como Manchester United, Lyon, Barcelona e Atlético de Madrid. Na última temporada, sob o comando de Diego Simeone no Atlético de Madrid, Memphis entrou em campo 39 vezes, marcando nove gols e contribuindo com duas assistências.
Sua última aparição foi em 10 de julho, quando a Holanda perdeu para a Inglaterra na semifinal da Eurocopa. Além das competições de clubes, Memphis também teve uma carreira destacada pela seleção holandesa, disputando as Copas do Mundo de 2014 e 2022. Em Copas, Memphis soma nove jogos e três gols marcados. Ele também participou de duas edições da Eurocopa, em 2021 e 2024, acumulando dez jogos e três gols.
Com 46 gols pela seleção holandesa, Memphis está próximo de se tornar o maior artilheiro da história de seu país, ficando apenas quatro gols atrás de Robin van Persie, o atual recordista.