A declaração do preparador físico do Bahia antes do jogo contra o Flamengo

Everton Ribeiro em treino do Bahia — Foto: Tiago Caldas / EC Bahia

Flamengo e Bahia se enfrentam na próxima quinta (12), pelo duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Vale destacar, que o Flamengo venceu o primeiro jogo por 1 a 0 na Arena Fonte Nova. Desse jeito, com o objetivo de superar a vantagem da equipe rubro-negra, o preparador físico do Bahia, Danilo Augusto, revelou detalhes de um treino específico que ele determinou para os atletas: 

“O calendário impossibilita o trabalho com cargas condicionantes, e o jogo se torna o principal momento em que o atleta atinge o máximo de desempenho. O tempo entre os jogos é utilizado para recuperar os atletas. Temos jogadores que já ultrapassaram os minutos jogados em relação à temporada anterior” explicou Danilo, antes de completar:

“Estamos atentos à recuperação dos jogadores. Com esses 10 dias de preparação, focamos em colocar cargas condicionantes para que os atletas possam melhorar suas capacidades e mantê-las para ter um desempenho ótimo nos jogos” finalizou o preparador, em entrevista ao GE.

Treinamento focado em potência 

Cabe ressaltar, que com a paralisação por conta da Data FIFA, a equipe de preparadores físicos do Bahia tem se preocupado, principalmente, em melhorar a potência e a força física dos jogadores, levando em conta não só este embate decisivo contra o Flamengo, mas considerando os desafios restantes na temporada. Além disso, Danilo Augusto admitiu que a preparação específica montada para os atletas, visa a evitar lesões, além de permitir o aumento de força muscular.

“Temos sessões focadas no aspecto da força, realizadas no campo. Buscamos incorporar exercícios de potência que podem ser decisivos nas partidas. Além disso, também realizamos sessões internas na academia voltadas para a prevenção, com o objetivo de fortalecer os músculos ao longo da semana de preparação”, afirmou Danilo.

O jogo de volta entre Flamengo e Bahia acontece no Maracanã, às 21h45 (horário de Brasília) de quinta-feira (12). No primeiro confronto, o Flamengo venceu os baianos por 1 a 0, com gol marcado por Bruno Henrique após bela cobrança de escanteio de De La Cruz. Assim, o Mais Querido tem uma vantagem razoável para o segundo jogo decisivo. 

Assim, o time baiano comandado pelo técnico Rogério Ceni precisa vencer por dois gols de diferença para avançar para a próxima fase eliminatória da Copa do Brasil. Em caso de uma vitória por um gol de diferença do Bahia, a decisão vai para os pênaltis. Além disso, qualquer empate ou vitória do Flamengo garante a classificação do time de Tite para as semifinais.