O supercomputador da Marinha dos EUA que era formado por Playstation’s

Controle de Playstation (Foto: Pexels)

Em 2010, a Força Aérea dos Estados Unidos criou o Condor Cluster, um projeto pioneiro que utilizou 1.760 consoles PlayStation 3 (PS3) para formar um supercomputador de baixo custo. A iniciativa visava aproveitar a capacidade gráfica avançada desses consoles para realizar tarefas complexas, como o processamento de imagens de satélite, desenvolvimento de sistemas de radar e pesquisas em inteligência artificial. Essa configuração em rede permitiu a realização de simulações avançadas e aumentou a eficiência dos sistemas militares, tornando-se uma solução inovadora no campo da computação.

O PS3 foi escolhido pela sua arquitetura de processamento única, o Cell Broadband Engine. Desenvolvido em parceria entre a Sony, Toshiba e IBM, o processador do PS3 era capaz de lidar com cálculos intensivos devido aos seus oito núcleos de processamento, que permitiam alto paralelismo computacional. Graças a essa tecnologia, o Condor Cluster atingiu a marca de 500 trilhões de operações por segundo, sendo reconhecido como um dos 40 supercomputadores mais rápidos do mundo naquele período.

O fator determinante para a escolha dos PS3 não foi apenas o desempenho técnico, mas também o custo-benefício. O projeto teve um custo aproximado de 2 milhões de dólares, um valor significativamente inferior ao necessário para construir um supercomputador convencional. Para se ter uma ideia, um sistema similar utilizando componentes tradicionais teria custado cerca de dez vezes mais. Esse aspecto financeiro foi primordial para o sucesso do projeto, especialmente em um período onde as soluções de computação de alta performance eram caras e difíceis de implementar.

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Além dos consoles PS3, o Condor Cluster foi complementado com 168 unidades de processamento gráfico (GPUs) e 84 servidores que coordenavam o funcionamento do sistema. Essas adições permitiram uma execução ainda mais eficiente de cálculos complexos. Para focar nas tarefas computacionais, o sistema foi modificado, com a remoção das unidades de Blu-ray dos consoles, de forma que não pudessem rodar jogos, sendo utilizados exclusivamente para finalidades científicas e militares.

Esse projeto mostrou o enorme potencial que tecnologias de consumo, como os consoles de videogame, possuem para aplicações científicas e militares. A reutilização dos PS3 demonstrou que era possível criar um sistema de computação poderoso e econômico, abrindo portas para futuros projetos que buscam soluções criativas e acessíveis na área tecnológica. Mesmo que a prática de usar consoles para esses fins tenha perdido força após o fim do suporte ao Linux no PS3, o Condor Cluster permanece um exemplo marcante de inovação no uso de tecnologia de consumo.

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