Agustín Marchesín, Rafael Cabral, Rodrigo Ely, Jemerson, Rodrigo Caio, Kannemann, Geromel, Reinaldo, Fábio, Edenilson, Martin Braithwait, Diego Costa: elenco do Grêmio tem 12 jogadores com pelo menos 30 anos

Kannemann em ação pelo Grêmio (Foto: Liamara Polli/AFP/JC)

A profissão dos jogadores de futebol – principalmente atletas de linha – tem um ciclo muito menor do que outras ocupações, visto a exigência do esporte de alto rendimento. Os times, então, sempre tentam montar um elenco que consiga mesclar esportistas experientes com mais jovens.

Nesse cenário, em todo o plantel do Grêmio, 12 jogadores têm, pelo menos, 30 anos de idade. Veja, abaixo, a lista completa.

Kannemann

Argentino, Kannemann tem 33 anos, é zagueiro e iniciou a carreira na base do San Lorenzo. Como profissional, defendeu o mesmo San Lorenzo e o Atlas, até chegar ao Grêmio, onde está desde 2016 e é um dos líderes do elenco.

Kannemann em ação pelo Grêmio (Foto: Liamara Polli/AFP/JC)

Geromel

Geromel nasceu em São Paulo, em 1985, e está com 38 anos. Iniciou a carreira na base da Portuguesa, além de passar por Palmeiras e Chaves, de Portugal. Como atleta profissional, defendeu outros quatro times até assinar com o Tricolor gaúcho, em 2014. Dono da zaga do Grêmio, é um dos líderes do elenco.

Reinaldo

Aos 34 anos, Reinaldo nasceu em Alagoas e iniciou a base no Atlético Sorocaba, mas foi revelado pelo Penapolense. Antes de chegar ao Grêmio, defendeu outros cinco clubes, entre eles o São Paulo, onde teve maior destaque. No Tricolor, o lateral-esquerdo está desde 2023.

Reinaldo apresentado pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Agustín Marchesín e Rafael Cabral

Agustín é argentino e tem 36 anos. O goleiro foi anunciado pelo Grêmio em janeiro deste ano e já passou por cinco clubes antes do Tricolor, mas esta é a primeira experiência no futebol brasileiro. Rafael Cabral, também goleiro, foi emprestado ao Grêmio pelo Cruzeiro, e chegou à equipe neste ano.

Agustín Marchesín pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Rodrigo Ely e Jemerson

O zagueiro Rodrigo Ely tem 30 anos e iniciou a carreira na base do próprio Grêmio, e como tem dupla nacionalidade, sendo uma delas italiana, se transferiu para o Milan. Depois de defender outros cinco clubes, sendo todos no exterior, voltou ao Tricolor no ano passado. Jemerson tem 32 anos, nasceu na Bahia e foi revelado pelo Confiança. Atuou por outras seis equipes, entre elas Atlético-MG e Corinthians.

Rodrigo Ely pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Rodrigo Caio e Fábio

Rodrigo Caio nasceu em Dracena, em 1993 e está com 31 anos. Fez a base no São Paulo, onde também iniciou a trajetória como profissional, onde ficou por sete anos. Depois, se transferiu para o Flamengo, onde ficou quatro anos e foi multicampeão, antes de acertar com o Grêmio nesta temporada. Fábio tem 34 anos, é lateral-direito e fez a base no Fluminense. Passou por cinco clubes, todos no exterior, antes de acertar com o Tricolor, no ano passado.

Rodrigo Caio durante uma coletiva pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/GFBPA)

Edenilson, Martin Braithwait e Diego Costa

Edenilson tem 34 anos, estreou pelo profissional no Caxias, e defendeu cinco clubes antes do Grêmio, entre eles, Corinthians, Internacional e Atlético-MG. Braithwaite é um atacante dinamarquês, tem 33 anos e passou por sete times até assinar com o Tricolor nesta temporada. Aos 35 anos, Diego Costa é brasileiro naturalizado espanhol e tem vasta experiência no futebol internacional e jogou por 12 times até chegar ao Grêmio, entre eles, Chelsea, Atlético de Madrid e Wolverhamptom. Antes do Tricolor, defendeu o Botafogo.

Braithwaite com a camisa do Grêmio em 2024 (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)