Tite, atual treinador do Flamengo, foi julgado pela Comissão Disciplinar da Conmebol, órgão judicial da entidade, nesta quarta-feira (18).
- Ex-jogadoras vencem processo milionário contra o Flamengo
- Atitude de Tite irrita Gabigol, do Flamengo
O motivo foi uma declaração feita pelo técnico sobre o jogo na altitude de La Paz, quando o Rubro-Negro encarou o Bolívar, pelas oitavas de final da Libertadores 2024.
De acordo com comunicado da federação responsável, o gancho do comandante após as críticas realizadas é uma advertência formal.
O que é advertência formal?
Uma advertência ocorre com uma notificação que comunica a um funcionário que o seu comportamento não está de acordo com as políticas ou normas da Comissão Disciplinar da Conmebol.
O objetivo principal é corrigir o comportamento inadequado, no caso do Tite, e evitar que o treinador do Mengão faça a mesma coisa novamente.
Entenda o que aconteceu com Tite
O treinador do clube carioca, acabou sofrendo com uma fibrilação atrial causada pelas condições da cidade boliviana.
Com isso o comandante não poupou críticas às partidas que acontecem na altitude, após o seu retorno à beira dos gramados, contra o Bahia, pela Copa do Brasil, que ocorreu no dia 28 de agosto deste ano.
O que é fibrilação atrial?
A fibrilação atrial, mais conhecida como FA, é uma arritmia cardíaca que se caracteriza por um ritmo irregular e acelerado dos batimentos cardíacos.
Assim ela vem a ocorrer quando os átrios e as cavidades superiores do coração, se contraem de forma descompassada.
A FA pode causar sintomas como:
- Palpitações;
- Fadiga;
- Falta de ar;
- Tontura ou vertigem;
- Dor torácica.
Confira o rolato do técnico:
“Dá para escrever um capítulo de livro. Pelo lado humano, o que cada um passa. Sentido doutor a responsabilidade, os cuidados. O doutor queria saber o porquê e ficava perto o tempo todo. Meu filho, eu pedia para ficar na frente, ele queria ficar atrás, senti o cuidado deles. Tomara que as pessoas deem ouvido à ciência. Jogar em La Paz é muito difícil. Não vou usar o termo desumano, mas traz uma série de problemas fortes. Se não derem um intervalo, vai dar problema. Deu comigo, vai dar mais sério” disse Tite.
“Estou antecipando. É absurdo a Conmebol obrigar as equipes a estarem um dia antes, um desrespeito à ciência. Todas as pessoas, os médicos, sabem que a partir de 6h, 7h, 8h começa a ter dor de cabeça. A gente quer chegar na hora do jogo, aí o clube é multado. Só sosseguei na hora que vi os exames, o doutor mostrou, trouxe a esposa, falou para o filho, para a direção. Obrigado ao departamento médico do Flamengo, ao doutor Bassan. Eles foram muito queridos” acrescentou o treinador do Flamengo.
Como foi feita a denúncia
Até então, Tite foi denunciado nos artigos 11.1 e 11.2 nos incisos b) e f) do Código Disciplinar da Conmebol, que estabelecem princípios de conduta. Entenda quais são eles:
Artigo 11.1: Associações membro, clubes e seus jogadores, oficiais, oficiais de partida e demais membros deverão atuar em todos os momentos com respeito e em estrita observância dos princípios de lealdade, integridade e esportividade.
Artigo 11.2: Constituem, entre outros, comportamentos imputáveis e infrações passíveis de sanção aos referidos princípios:
b) Comportar-se de forma ofensiva, ultrajante ou fazer declarações difamatórias de qualquer natureza;f) Comportar-se de forma que o futebol, como esporte em geral, e a Conmebol em particular, possam ser desacreditados em decorrência de tal comportamento.
f) Comportar-se de forma que o futebol, como esporte em geral, e a Conmebol em particular, possam ser desacreditados em decorrência de tal comportamento.
Próximos jogos do Flamengo
- Peñarol (em casa): 19/9, 19h (horário de Brasília) – CONMEBOL Libertadores
- Grêmio (fora de casa): 22/9, 18h30 (horário de Brasília) – Brasileirão
- Peñarol (fora de casa): 26/09, 19h (horário de Brasília) – CONMEBOL Libertadores