A profissão dos jogadores de futebol – principalmente atletas de linha – tem um ciclo muito menor do que outras ocupações, visto a exigência do esporte de alto rendimento. Os times, então, sempre tentam montar um elenco que consiga mesclar esportistas experientes com mais jovens.
- Ele deixou o Santos e agora está brilhando no exterior
- Renan, Gil, Gonzalo Escobar, Hayner, Aderlan, João Schmidt, Alison, Giuliano, Rómulo Otero, Serginho, Pedrinho, Ignacio Laquintana e Willian: Santos tem 13 jogadores em final de contrato
Nesse cenário, em todo o plantel do Santos, 15 jogadores têm, pelo menos, 30 anos de idade. Veja, abaixo, a lista completa.
Gil
Gil tem 37 anos, nasceu em Campos dos Goytacazes e começou a carreira no Rio Branco. Antes de assinar com o Santos, no início desta temporada, defendeu outros seis clubes, entre eles, Cruzeiro e Corinthians. Foi o quarto reforço do Alvinegro Praiano para 2024.
Diego Pituca
Diego Pituca, que no início da carreira era chamado de ‘Pituquinha’, nasceu em Mogi Guaçu e está com 32 anos. O meio-campista defendeu sete clubes além do Santos e está em sua segunda passagem pelo Alvinegro Praiano. A primeira vez que defendeu o time paulista foi entre 2017 e 2021, e o retorno do jogador foi neste 2024.
Giuliano
Giuliano joga pelo meio-campo, tem 34 anos e estreou como profissional no Paraná. Na sequência, se transferiu para o Internacional, e jogou em sete times, entre eles o Corinthians, rival estadual, até chegar ao Santos, em janeiro deste ano.
Renan e Luan Peres
Renan tem 35 anos e iniciou a carreira na base do Botafogo, clube pelo qual também estreou no profissional. Foi contratado pelo Santos neste ano, e antes disso, passou por outras cinco equipes, sendo tres brasileiras. Luan tem 30 anos e também chegou ao Alvinegro Praiano em 2024. Foi revelado pela Portuguesa, e pode jogar como zagueiro ou lateral-esquerdo.
Dodô e Adelan
José Rodolfo, ou Dodô, foi revelado pelo Corinthians, onde estreou pelo time principal. Jogou por seis outros clubes, e teve a primeira passagem pelo Santos em 2018, voltando à equipe em 2023. Aderlan é lateral-direito, tem 36 anos e inicou a carreira pelo Campinense e atuou por 10 times antes do Alvinegro Praiano, com quem assinou contrato no final do ano passado.
João Schmidt e Alison
O volante João Schmidt tem 31 anos e foi revelado pelo São Paulo. Antes de ser anunciado pelo Santos, em dezembro do ano passado, passou por outros cinco times. Alison também é volante e tem 31 anos, mas foi revelado pelo próprio Santos. Além do Alvinegro Praiano, defendeu apenas outras duas equipes na carreira.
Tomás Rincón e Patrick
Tomás Rincón tem 36 anos, é venezuelano e fez a categoria de base no Unión Maracaibo. Passou por outros sete times na carreira e chegou ao Santos em 2023 para sua primeira experiência no futebol brasileiro. Patrick tem 32 anos, pode jogar de meia ou atacante, e foi revelado pelo Operário-PR. Jogou em 10 clubes além do Santos, entre eles: Internacional, São Paulo e Atlético-MG.
Rómulo Otero e Serginho
Otero é venezuelano, tem 31 anos e foi revelado pelo Caracas. Antes de chegar ao Santos, neste ano, defendeu outros sete times, entre eles, três brasileiros: Corinthians, Atlético-MG e Fortaleza. Serginho é meio-campista, tem 33 anos e foi revelado pelo próprio Santos. O atleta tem outros 10 times no currículo, entre eles, o Palmeiras.
Yusupha Njie, Julio Furch e Willian
Yusupha Njie nasceu na Gâmbia, está com 30 anos e emprestado ao Santos pelo Al-Markhiya. Defendeu outros três times na carreira, sendo um deles a Portuguesa. Julio Furch é argentino e tem 35 anos. Chegou ao Alvinegro Praiano no ano passado, tendo passagem por 10 clubes. Willian, mais conhecido como Willian Bigode, tem 37 anos. Tem passagens por diversos clubes brasileiros, como Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, Athletico-PR e Fluminense.