Celeiro de craques
O Flamengo é conhecido por revelar muitos craques, que depois acabaram se destacando na Europa. Não faltam casos de jogadores que foram vendidos, após surgirem de maneira muito promissora no Mais Querido.
Historicamente, um desses ex-jogadores que se aplicam nesta tônica é o lateral e meio-campista Júnior, que deixou o Mengão em 1984 para atuar no Torino e que depois defendeu o Pescara, ambos da Itália.
Além dele, o maior ídolo da história do Clube Carioca trilhou o mesmo caminho. Zico deixou o Flamengo em 1983, após 12 anos, para jogar pela Udinese, também da Itália. Ele voltou ao Fla em 1985 e ficou até 1989, antes de ir para o futebol japonês e encerrar sua carreira no começo dos anos 90.
Atualmente também há jogadores se destacando no Velho Continente. São os casos do atacante Vinicius Junior, hoje no Real Madrid, da Espanha, e candidato a melhor jogador do Mundo, e Lucas Paquetá, que joga no West Ham, da Inglaterra.
Oportunidade na Europa
Falando em jogadores Crias da Gávea na Europa, um jogador está perto de ter sua chance. O goleiro Kauã Santos foi vendido pela diretoria, em agosto de 2023 para o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, por 1,6 milhões de euros (atualmente R$ 9,7, de acordo com a cotação atual), e o Fla manteve 30% de seus direitos econômicos.
Após mais de um ano, o jovem de 21 anos, finalmente, teve sua primeira oportunidade e estreou pela equipe alemã. No último sábado (14), ele entrou no lugar de Kevin Trapp, que se machucou durante o confronto frente ao Wolfsburg, pela Bundesliga.
O goleiro pode continuar na meta de sua equipe. Isso porque no domingo (15),a lesão arqueiro titular foi confirmada pelo Frankfurt, o que pode fazer com que ele seja escalado de titular, no jogo contra o Borussia Monchengladbach, no próximo sábado (21).